Você sabia que as questões de recorrência e inferência representam, em média, 30 a 40% das provas de concurso? Frequentemente, essas questões envolvem textos extensos que exigem habilidade técnica e experiência por parte do candidato.
Se você é um dos muitos concurseiros que frequentemente leem um texto várias vezes durante uma prova de concurso, ou se encontra perdido na leitura, este artigo foi elaborado especialmente para você!
De fato, é mais comum do que se pensa se deparar com a situação de olhar para um enunciado e se sentir perdido sobre como proceder.
Para superar essa dificuldade, é fundamental adquirir habilidades de compreensão e interpretação de textos, permitindo que você compreenda não somente os enunciados das questões de língua portuguesa, mas também os de todas as outras disciplinas.
Visando à otimização do seu tempo e à abordagem precisa das questões de recorrência e inferência, elaboramos um guia detalhado para auxiliá-lo na resolução da prova de Língua Portuguesa.
Após concluir a leitura, como recurso adicional, sugerimos que assista ao vídeo que oferece orientações para evitar os principais equívocos de inferência em provas de concurso. Clique aqui para conferir!
Pronto para começar? Não deixe de ler o artigo até o final e aproveite seus estudos!
Recorrência e inferência: 7 passos essenciais
Ao enfrentar questões que envolvem recorrência e inferência, não é adequado adotar uma abordagem de “deixa rolar”, simplesmente seguindo o fluxo ou esperando por resultados incertos. O dia da prova não é o momento certo para isso!
Nossa meta é que você resolva a prova de Língua Portuguesa com confiança e eficácia, liberando também tempo valioso para lidar com os desafios das demais disciplinas.
Tendo isso em mente, delineamos alguns passos essenciais para enfrentar as questões de recorrência e inferência:
1. Leia o texto integralmente desde o início até o fim, a fim de compreender o seu conteúdo.
2. Primeiramente, aborde as questões de gramática, deixando as de recorrência e inferência para depois.
3. Realize uma segunda leitura do texto. Durante essa revisão, destaque a ideia central de cada parágrafo. Na introdução, a ideia central é denominada tese, enquanto nos parágrafos de desenvolvimento corresponde ao tópico frasal. Na conclusão, a tese ressurge novamente.
4. Ao deparar-se com alguma passagem que lhe cause incertezas no texto, destaque-a e insira um ponto de interrogação na margem da página para atrair sua atenção. À medida que avança pelas questões, é provável que o que pareceu inicialmente confuso se torne mais claro.
5. Cuidado com os enunciados! É comum que os candidatos percam pontos devido à falta de atenção ao que se pede. Certifique-se também de realçar as palavras-chave de cada enunciado.
6. Na recorrência, você volta ao texto para localizar a resposta que se manifestará como uma reafirmação parafraseada. Na inferência, você é conduzido a inferir, deduzir ou tirar conclusões a partir do que leu, fundamentando-se em pressupostos presentes no texto.
7. Os equívocos relacionados à recorrência e inferência surgem em forma de extrapolações. Nesse caso, extrapolar envolve ir além do que o texto afirma, frequentemente com base em experiências e opiniões.
Dica extra: incluir recorrência e inferência em seu plano de estudos é fundamental. Se você deseja saber como elaborar um cronograma eficaz, confira este artigo.
Chegou a hora de nos aprofundarmos nas definições! Prontos? Sigamos adiante!
Recorrência: como se sair bem nas questões de compreensão
Como já vimos anteriormente, recorrência é sinônimo de compreensão. Compreender um texto implica reconhecer a ideia central presente em cada parágrafo, sendo capaz de resumi-la.
Além disso, envolve a habilidade de distinguir entre informações principais e secundárias, bem como estabelecer conexões coerentes entre as diferentes informações apresentadas.
A compreensão do texto implica habilidade de desmembrá-lo em segmentos. Realçar os aspectos mais significativos de cada parágrafo e utilizar setas para indicar ideias que se repetem e se interconectam é crucial para o aprofundamento e domínio eficaz do conteúdo que está sendo lido.
Importante salientar que, para responder a uma questão de recorrência, é importante estar preparado para reconhecer a paráfrase, ou seja, a reescrita do conteúdo.
Isso ocorre porque a resposta que você selecionará não estará exatamente expressa no texto da alternativa da mesma maneira no texto original. Parafrasear é efetivamente expressar a mesma ideia, porém utilizando diferentes termos.
Mas como identificar as questões de compreensão? A seguir, separamos os enunciados mais comuns de recorrência:
De acordo com o texto…
Segundo o texto…
O texto diz…
O texto fala…
Ideia presente no texto…
Segundo o autor…
Compreende-se no texto…
Inferência: como interpretar bem as questões
Para começar, é fundamental entender que interpretar um texto difere de simplesmente compreender. Interpretar equivale a inferir, deduzir. Para tal, é necessário ir além do conteúdo textual, tirando conclusões a partir do que foi lido.
Ao realizar uma inferência, é essencial identificar uma pista ou implícito textual que respalde essa dedução ou conclusão. Os implícitos textuais representam informações que podem ser inferidas a partir do conteúdo lido.
Frequentemente, palavras ou expressões presentes no texto fornecerão indícios que conduzem a conclusões e inferências. Costumamos chamá-los de pistas ou pressupostos textuais.
Para ilustrar, quando você expressa a alguém que ela é sua amiga mais próxima, há uma pista sutil para realizar uma inferência. A utilização do termo “mais” sugere a dedução de que existem outras amizades em sua vida.
Outro exemplo pode ser: “Ele sempre chega atrasado.” Nesse caso, a palavra “sempre” é uma pista que sugere a inferência de que a pessoa está frequentemente atrasada em suas chegadas.
Para ter uma noção de como as questões de inferência são apresentadas nas provas, confira a lista dos enunciados mais frequentes:
Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que…
O texto permite deduzir/inferir que…
É possível subentender do texto que…
Qual a intenção do autor quando afirma que…
O texto possibilita o entendimento de que…
O autor pretende mostrar que…
Recorrência e inferência: questões resolvidos e comentadas
Que tal praticarmos agora?
Compilamos uma série de questões de recorrência e inferência provenientes de diversas bancas de concursos públicos. Isso permitirá que você pratique amplamente o conteúdo estudado até aqui.
Após cada questão, ofereceremos comentários para que você possa compreender a lógica por trás das regras.
Questão 1 – FGV 2022
Observe o seguinte diálogo:
— Em que é que você trabalha?
— Não, eu sou casada.
A única opção que não pode ser compreendida desse diálogo é que a mulher
A) não está trabalhando.
B) não está à procura de emprego.
C) possui a visão de que mulher casada não trabalha fora.
D) mostra a divisão de trabalho entre homem e mulher.
E) reclama da dupla jornada de trabalho, causa de não trabalhar.
Comentários
Esta é uma questão que aborda as máximas conversacionais, que representam os processos mentais que os ouvintes utilizam para entender as declarações dos interlocutores.
Entre as alternativas fornecidas, a opção E, que menciona “reclamar de dupla jornada”, não possui uma base compreensível. Analisando o diálogo apresentado, não existem elementos que apoiem essa interpretação por parte do receptor.
As demais opções indicam inferências possíveis.
Gabarito: letra E.
Questão 2 – FGV 2022
Imaginemos a situação de um cliente que diz ao médico:
Hoje me levantei pálido, com febre e com enjoo.
Sobre essa situação comunicativa, assinale a afirmativa correta.
A) As palavras do cliente possuem valor figurado e, por elas, o médico pode identificar a enfermidade.
B) O cliente não soube expressar suas queixas de forma adequada, tornando impossível a identificação da doença.
C) As palavras ditas pelo cliente indicam implicitamente a sua enfermidade.
D) O médico pode interpretar literalmente as palavras do cliente e também como indícios de enfermidade.
E) As palavras do cliente em nada auxiliam o médico na identificação do mal que o ataca.
Comentários
Entre as alternativas apresentadas, ao mencionar “interpretar literalmente as palavras do cliente” e também “indícios de enfermidade”, a intenção é dizer que o sentido literal se referiria aos sintomas ligados a diferentes doenças, ou seja, os indícios.
Descartamos a opção A, pois não há uso de sentido figurado nas palavras. As alternativas B e E essencialmente transmitem a mesma ideia: a dificuldade do cliente em expor suas queixas.
Na alternativa C, as palavras não implicam a enfermidade, já que não é possível discernir qual enfermidade estaria sendo referida.
Gabarito: letra D.
Questão 3 – FGV 2022
Abaixo está o início de um conto de Lygia Fagundes Telles, denominado “A Ceia”.
“O restaurante era modesto e pouco frequentado, com mesinhas ao ar livre, espalhadas debaixo das árvores. Em cada mesinha, um abajur de garrafa projetava sobre a toalha de xadrez vermelho e branco um pálido círculo de luz.”
Todos sabemos que os termos de um texto podem indicar valores bem variados. Nesse segmento foram sublinhados alguns que funcionam como adjetivos; a afirmação correta sobre um deles é:
A) o adjetivo “modesto” indica uma qualificação do restaurante por parte do narrador e não é acompanhado de nenhum termo que o justifique;
B) o adjetivo “pouco frequentado” mostra uma qualificação do substantivo restaurante, indicando uma clientela de elite;
C) a locução adjetiva “de garrafa” indica o material de que é feito o abajur, destacando simultaneamente a qualidade sofisticada do restaurante descrito;
D) os adjetivos “vermelho e branco”, que indicam características, podem trazer informações implícitas sobre a nacionalidade da comida no local;
E) o adjetivo “pálido”, que indica uma relação, mostra uma intensidade da luz, com o valor implícito de decadência e pouca qualidade do restaurante.
Comentários
Observe que a alternativa D traz uma expressão que se enquadra como uma inferência, ao afirmar que os adjetivos “vermelho” e “branco”, que de fato apontam características, “podem trazer informações implícitas”.
Note o uso do auxiliar na locução verbal (PODEM), indicando uma possibilidade. Isso se sustenta, uma vez que certos restaurantes incorporam elementos da nacionalidade da culinária em sua decoração.
Na opção A, a extrapolação ocorre no final, quando afirma que o adjetivo “modesto”, usado para qualificá-lo, carece de um termo de justificação, já que “mesinhas debaixo da árvore” e “abajur de garrafa” respaldam “modesto”.
Na alternativa B, a escassez de frequentadores não necessariamente implica uma clientela de elite.
Na alternativa C, não existe conexão entre a locução adjetiva “de garrafa” e a suposta sofisticação do restaurante mencionado.
Na letra E, a informação inicial já está equivocada, uma vez que “pálido” não é um adjetivo relacional. Esse tipo de adjetivo deriva de um substantivo (por exemplo, “mundial”, que provém de “mundo”).
Além disso, é inválido inferir que a intensidade da luz está associada à decadência ou à baixa qualidade do restaurante.
Gabarito: letra D.
Dicas para encontrar mais conteúdo de recorrência e inferência
A Língua Portuguesa destaca-se como uma das poucas disciplinas nas quais os candidatos podem estar seguros de que serão avaliados em provas de concurso, independentemente do órgão ou da área em questão.
Não se engane: dominar as técnicas de referência e inferência não apenas é crucial para responder de maneira precisa às questões específicas, mas também é fundamental para o entendimento dos enunciados em disciplinas como direito, matemática e raciocínio lógico, por exemplo.
Portanto, é fundamental incluir os estudos desses tópicos em seu cronograma. E se preparar com um conteúdo abrangente, repleto de exemplos, pode fazer toda a diferença!
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Conclusão
Ao longo deste artigo, você adquiriu conhecimento sobre a importância de dominar as técnicas necessárias para resolver questões de recorrência e inferência. Agora você já está familiarizado com as nuances de compreensão e interpretação de textos.
Esse conhecimento não apenas aprimora sua preparação para os itens específicos de língua portuguesa, mas também desempenha um papel crucial na melhoria do seu rendimento em todas as disciplinas.
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