A língua portuguesa pode até parecer complexa, com muitos detalhes para ficar atento, em especial, quando falamos da gramática e assuntos como adjetivo e advérbio. Afinal de contas, são muitas nomenclaturas quando se trata das classes gramaticais, não é?
A seguir vou te explicar o que é adjetivo e advérbio, as diferenças entre eles e o melhor de tudo: com exemplos, para que você consiga ver na prática tudo o que precisa saber sobre eles! Vamos lá aprender mais um pouco sobre o universo da língua portuguesa?
O que é adjetivo e advérbio?
Os nomes, em um primeiro momento, podem até parecer iguais ou semelhantes; mas, na gramática, eles têm aplicações bem diferentes. Cada um é responsável por uma função na língua portuguesa.
Neste caso, o adjetivo é o responsável por modificar um substantivo (classe de palavras variáveis que nomeiam os seres), atribuindo a ele características. Ou seja, o adjetivo vai adicionar e/ou indicar qualidades e estados aos substantivos. Como, por exemplo, na frase “A flor é linda” – neste caso, o “linda” é um adjetivo utilizado para descrever a flor.
O advérbio, conforme sugere seu próprio nome, está relacionado ao verbo. Além de modificar verbos, esse tipo de palavra pode também modificar adjetivos, outros advérbios ou até mesmo orações inteiras.
Por exemplo, na frase “Ele corre rapidamente”, o rapidamente é um advérbio que modifica o verbo correr.
Agora você verá, com mais detalhes, o que é cada um e alguns exemplos que vão tornar esse processo mais simples de ser compreendido.
Adjetivo – O que é? Explicação com exemplos!
Como falamos anteriormente, o adjetivo é uma classe de palavras responsável por atribuir características aos substantivos. Ou seja, é o adjetivo que indica suas qualidades e estados, independentemente do seu gênero (se é feminino, masculino, etc.), número (singular ou plural) e do grau (comparativo ou superlativo).
Neste exemplo: “… era feito aquela gente honesta, boa e comovida que caminha para a morte / pensando em vencer na vida” temos três adjetivos qualificando o substantivo, que são os adjetivos honesta, boa e comovida, fazendo referência ao substantivo gente, qualificando-o.
Antes de prosseguirmos, é importantíssimo saber que há uma grande diferença entre substantivo e adjetivo. O primeiro é a classe de nome, podendo ser variável e antecedida de artigo; enquanto o segundo, se refere ao substantivo e pode sim acompanhar a flexão dele.
Os adjetivos são classificados em vários tipos, como: adjetivo simples, adjetivo composto, adjetivo primitivo, adjetivo derivado e adjetivo pátrio.
Quando falamos em graus, os adjetivos podem ser comparativos e superlativos – no caso do grau comparativo, ele vem para comparar as qualidades, podendo ser de igualdade, superioridade ou inferioridade; enquanto o grau superlativo é utilizado nas sentenças para intensificar as qualidades, podendo ser absoluto ou relativo.
Saiba mais sobre os tipos de adjetivos:
1. Adjetivo Simples
É formado por apenas um radical/uma palavra. Por exemplo, “O carro azul”, em que azul é um adjetivo simples que descreve o carro. Além disso, pode estar no plural ou no singular, concordando com o número de substantivos da frase.
2. Adjetivo Composto
É um adjetivo formado pela união de dois ou mais adjetivos simples, sempre ligados por um hífen. A junção ou combinação permite expressar características de um substantivo, tornando mais rica a descrição do objeto.
Por exemplo, “amizade luso-brasileira ”, em que o adjetivo composto é o “luso-brasileira” ,que traz especificidade da amizade.
3. Adjetivo Primitivo
Adjetivo Primitivo é um tipo de adjetivo que não deriva de nenhuma outra palavra da língua portuguesa, sendo usada para expressar características fundamentais de um substantivo.
4. Adjetivo Derivado
Adjetivo Derivado, como o próprio nome já remete, é um tipo de adjetivo formado a partir de uma derivação de uma palavra, ou seja, na frase “o carro azulado”, o “azulado” é um adjetivo derivado do azul, que está descrevendo o carro.
Locução Adjetiva
A locução adjetiva é formada, geralmente, por duas ou mais palavras que juntas têm o poder de um único adjetivo. Isto é, de preposição + substantivo com valor de adjetivo.
Nem só de adjetivo e advérbio se faz a Língua Portuguesa, não é mesmo? Ao final da leitura, veja este outro artigo e conheça os demais tipos de classes gramaticais.
Advérbio
Já o advérbio, como também explicamos um pouco anteriormente ,ao definir adjetivo e advérbio, é uma classe de palavras que consegue modificar verbos, adjetivos e também outros advérbios, que indica circunstância de lugar, modo, tempo, intensidade, negação, afirmação, dúvida etc.
Os advérbios ainda podem ser classificados como simples e compostos, tudo depende se são formados por uma única palavra ou por mais de uma. Como, por exemplo, na frase “ele corre rapidamente”, o “rapidamente” é um advérbio que modifica o verbo correr.
Sendo os principais advérbios, estes:
1. Lugar
Indica um espaço ou posição, como “aqui”, “ali”, “abaixo”, etc.
2. Tempo
Indica um momento ou um período, como “hoje”, “ontem”, “sempre”, etc.
3. Modo
Refere-se a forma como algo aconteceu ou foi feito, como “bem”, “mal”, “devagar”, etc.
4. Afirmação
Serve para afirmar ou confirmar algo, como o “sim”, “certamente”, “realmente”, etc.
5. Negação
Advérbio de Negação é justamente o contrário do advérbio de afirmação . Sendo assim, serve para negar ou dizer que algo não é verdade, como “tampouco”, “não”, etc.
6. Dúvida
Advérbio de Dúvida serve para indicar incertezas, como “talvez”, “provavelmente”, etc.
7. Intensidade
Reforça uma ideia, com o “muito”, “pouco”, “bastante”, etc.
8. Exclusão
Advérbio de Exclusão vem para excluir algo, um pensamento ou ideia através dos “salvo”, “senão”, “somente”, etc.
9. Inclusão
É o inverso do advérbio de exclusão, pois ele inclui uma ideia com “inclusive”, “mesmo”, “ainda”, etc.
10. Ordem
Advérbio de Ordem é para ordenar as ideias e substantivos com “primeiramente”, “segundamente”, etc.
Cada um com sua aplicação, que deve ser respeitada e analisada bem na hora da prova.
Locução adverbial – O que você precisa saber
A locução adverbial é uma expressão formada por duas ou mais palavras que, juntas, têm a função de advérbio. Podem alterar o sentido de um verbo, advérbio ou adjetivo. É formada, normalmente, de preposição mais substantivo com valor e emprego de advérbio.
Um exemplo desta situação é “Ele saiu às pressas.”, nesse caso, a expressão às pressas faz referência ao verbo sair, indicando circunstância de modo. Logo, é uma locução adverbial de modo.
É importante não confundir a locução adjetiva com a locução adverbial. Embora as duas tenham a mesma estrutura (preposição + substantivo), a primeira se refere a um substantivo e a segunda a um verbo.
Quer mais dicas de locução adverbial, com uma aula completa que reúne teoria e resolução de questões? Clique aqui e aproveite.
Quais métodos de estudos auxiliam a fixar a diferença entre adjetivo e advérbio?
Em busca do método perfeito para fixar a diferença entre adjetivo e advérbio? Nós temos um curso completo de português, que vai ser a virada de chave de que você precisava para a aprovação.
Conquiste a aprovação que você tanto deseja com a ajuda do Português Completo, do zero ao topo.
Conclusão
Após entender mais sobre adjetivo e advérbio, compreendendo as principais diferenças entre eles, com a ajuda de exemplo, é hora de se aprofundar e organizar sua jornada de estudo rumo à aprovação.
Para outros conteúdos sobre esse e outros temas, acompanhe o blog completo da Adriana Figueiredo.