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BLOG | Adriana Figueiredo

Português para Concursos

Interpretação de textos para concurso [Exemplos + Questões]

Gabarito de prova com questões de interpretação de textos para concurso, acompanhado por lápis amarelo e cadeiras verdes.
Foto: Canva

Estudar interpretação de textos para concurso pode realmente fazer toda a diferença no desempenho da sua prova de português. Essa afirmação não é apenas uma suposição, mas uma certeza reafirmada pela constante presença desse tema em qualquer edital. 

Seja para concursos organizados pela FGV, Cebraspe ou Vunesp, a exigência nesse aspecto é elevada, demandando dos candidatos habilidades que vão além do conhecimento básico de interpretação.

Por isso, neste artigo, concentramos nossa atenção nas questões de interpretação de textos para concurso, com comentários elucidativos que fixam a teoria em sua cabeça. 

Sugerimos que você prepare seu caderno de anotações e seu lápis, escolha um ambiente confortável em sua área de estudos e embarque na leitura deste artigo exclusivo elaborado para contribuir significativamente com o seu sucesso!

Boa leitura! 

Inferência e dedução

Ao dedicar-se ao estudo da interpretação de textos para concurso, é crucial compreender a distinção entre interpretação e compreensão. 

Nas questões de compreensão de textos, a habilidade essencial é a capacidade de localizar informações no texto, praticando o reconhecimento de paráfrases, ou seja, a identificação de reescrituras.

A interpretação compreende inferência e dedução, desafiando-o a ir além do que está explicitamente apresentado no texto. Ao inferir, é essencial identificar pistas textuais que justifiquem a dedução proposta. 

Nas questões de inferência, há um convite para ultrapassar um pouco os limites do texto, mas, cuidado, é crucial evitar extrapolações.

Os implícitos textuais referem-se a informações que podem ser deduzidas a partir do conteúdo lido. Geralmente, no texto, existem palavras ou expressões que fornecem indícios para se chegar a conclusões ou inferências. 

Chamamos essas pistas de pressupostos, pois são elementos que sustentam essas deduções. Quer mais sobre inferência? Acesse outro artigo completo sobre o assunto clicando aqui. Desfrute da leitura, mas só quando finalizar este artigo sobre interpretação, combinado? 

Exemplos de Interpretação de textos para concurso

Vejamos alguns exemplos de interpretação de textos para concurso. Ao afirmar a alguém que ela é a amiga mais querida que você tem, há uma pista para uma possível inferência. O termo “mais” serve como indicativo de que existem outras amizades além dessa.

Quando alguém diz “Eu prefiro ficar aqui hoje”, o verbo “preferir” estabelece um pressuposto que possibilita deduzir a existência de outras opções, embora a pessoa tenha escolhido permanecer naquela situação.

Ao declarar, por exemplo, que o Brasil ainda não atingiu determinado grau de desenvolvimento, transmite-se uma mensagem otimista. A inferência que se pode fazer, com base no pressuposto textual “ainda”, é que é certo que o país alcance esse nível em algum momento.

Conseguiu compreender a explicação? Agora é o momento de aplicar a teoria na prática com questões!

Questões comentadas com Gabarito

Concurseiro vestindo blusa de mangas longas responde com lápis amarelo a questões de interpretação de textos para concurso em um gabarito.
Foto: Canva

Vamos agora abordar as questões de inferência.

Inicialmente, apresentaremos exemplos e comentaremos cada assertiva de duas questões para orientá-lo. Preparados? Vamos!

Questão 1

TCE – Sergipe – Analista T.I. – Desenv. – FGV

Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima” menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente”, explica.

Pode-se inferir do segmento “A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas” que:

a) algumas doenças psicossomáticas são originadas do descuido geral com a saúde, por falta de tempo e dinheiro;

b) o corre-corre da vida moderna é a causa do distanciamento do espiritual e do imediatismo;

c) atualmente há mais possibilidade do desenvolvimento de doenças psicossomáticas do que anteriormente;

d) a falta de cuidado espiritual traz como consequência o relaxamento com os valores materiais;

e) as doenças psicossomáticas surgiram a partir das atribulações da vida moderna.

Questão 2

Prefeitura Cuiabá – Administrador Hospitalar – Superior – FGV

A Prefeitura de São Paulo vai criar um manual para orientar funcionários de empresas de limpeza urbana sobre como proceder ao se depararem com grafites e pichações em muros públicos. Uma lei municipal proíbe inscrições em espaços públicos sem autorização. O problema é que obras autorizadas já foram apagadas por servidores da limpeza. Previsto para outubro, o documento tentará esclarecer funcionários da limpeza sobre o que deve ou não ser apagado. Os agentes passarão por um treinamento. A limpeza de grafites gerou constrangimento nas últimas duas gestões municipais.

Deduz-se do texto que:

a) os funcionários de limpeza urbana apagam todas as pichações.

b) os servidores da Prefeitura de São Paulo seguem a lei.

c) algumas pichações constrangedoras foram apagadas.

d) nem toda inscrição deve ser considerada vandalismo.

e) o treinamento vai ensinar como apagar as inscrições de rua.

Comentários e gabarito – Questão 1

No texto, encontra-se a seguinte informação: “a sociedade moderna com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade”.

Para identificar possíveis deduções, inicie resumindo mentalmente o entendimento do trecho. Resumir envolve organizar sintaticamente a frase, destacando apenas o essencial, como sujeito, verbo e complemento.

Em seguida, ao analisar as opções fornecidas pela banca, selecione aquela que contenha uma pista ou pressuposto para a dedução. 

É fundamental lembrar que uma inferência só será válida se houver um pressuposto no texto que a respalde. Caso contrário, não se trata de uma inferência, mas sim de uma extrapolação.

Ao mencionar que “a sociedade moderna fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade”, o autor sugere a possibilidade de um desenvolvimento mais acessível atualmente em comparação com o passado. 

Essa dedução está alinhada com o texto, embora seja fundamentada em um pressuposto específico, expresso pela ideia de “mais facilidade”.

Assim, a opção pela letra C como resposta é respaldada pela inferência feita a partir da leitura, já que a palavra “anteriormente” não está explicitamente no texto, mas é deduzida a partir do contexto.

As demais opções extrapolam as informações presentes no texto.

Gabarito: letra C.

Comentários e gabarito – Questão 2

Inicialmente, vamos sintetizar a interpretação do texto. Entendemos que será desenvolvido um manual para orientar os funcionários sobre como lidar com pichações em espaços públicos. Além disso, o texto indica a existência de espaços públicos com autorização para pichações e outros sem essa permissão.

Agora, busquemos a afirmação que pode ser deduzida com base em um pressuposto do texto. Lembre-se: apenas uma dedução é permitida, pois as demais extrapolaram ou contradizem as informações do texto.

A escolha recai sobre a opção D. Por quê? Podemos deduzir que nem toda inscrição deve ser considerada vandalismo, conforme mencionado na letra D. 

Esta dedução fundamenta-se em pressupostos presentes no texto, como quando menciona “o problema é que obras autorizadas já foram apagadas por servidores da limpeza”. Ao referir-se a “obras autorizadas”, implicitamente sugere que existem obras não autorizadas.

Outro pressuposto identificado no texto ocorre quando afirma que “o documento tenta esclarecer funcionários da limpeza sobre o que deve ou não ser apagado”. Esse trecho sugere que nem toda pichação é considerada vandalismo.

Gabarito: letra D.

Como aprender interpretação de textos para concurso? Dica de livro

Concurseiro de camisa azul estuda interpretação de textos para concurso com livro de gramática e notebook.
Foto: Canva

Como percebido nas questões, a aplicação das normas da língua, especialmente na interpretação de textos, é crucial para alcançar resultados destacados em concursos públicos.

Se você chegou até este ponto, é porque demonstra um legítimo interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre interpretação de textos para concurso. Sendo assim, compartilho uma valiosa dica: clique aqui para acessar uma aula gratuita sobre o tema.

Outra excelente referência para consulta são os livros, especialmente as gramáticas. Elas desempenham um papel indispensável nos estudos, considerando a abundância de regras que regem o uso apropriado da língua portuguesa. 

É nesse contexto que a Gramática Comentada para Concursos se sobressai.

Se você está em busca de um livro que aborde de maneira eficaz o tema deste artigo e outros tópicos relevantes, escolhemos a melhor obra de gramática disponível no mercado para enriquecer seus estudos. 

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Para manter a mente ativa e utilizar o tempo livre como uma ferramenta para manter o foco na preparação, recomendamos fortemente a Gramática Comentada como um recurso essencial durante esse período.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você percebeu a importância de dominar a teoria e a prática da interpretação de textos para concurso, especialmente por meio da resolução de questões. Agora, você está inteirado das nuances desse tema que ainda geram confusão para muitos.

Esse conhecimento não apenas aprimora sua preparação para os elementos específicos de língua portuguesa, mas também desempenha um papel crucial na elevação do seu desempenho em todas as disciplinas.

Gostaria de receber mais orientações que impulsionarão sua aprovação? Não deixe de visitar o blog da professora Adriana Figueiredo. Clique aqui para explorar mais.

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Sobre Adriana Figueiredo

Há mais de 25 anos, leciona em cursos presenciais e online para alunos de todo o Brasil. Suas redes sociais, juntas, têm mais de 1,2 milhão de seguidores. Especialista em português e redação para concursos, é dona de uma metodologia patenteada que ensina com lógica. Além de ser professora exclusiva do Estratégia Concursos, possui um site especializado em Língua Portuguesa, cuja plataforma de aulas conta com mais de 4 mil alunos matriculados. Também é autora de várias obras, entre elas a “Gramática Comentada” lançada pela Editora Saraiva, considerada em 2016 como um dos "10 livros de português indispensáveis para concurseiros" pela Revista Exame.

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