Conhecer sobre regras de Português para concurso é uma das etapas essenciais dos seus estudos de Língua Portuguesa para provas de concursos públicos.
Sabemos que o Português é uma língua cheia de normas e características únicas.
É por isso que, na hora de organizar seus estudos para algum certame, vale a pena conferir o que a banca mais cobra em Língua Portuguesa nas provas e selecionar conteúdos que sejam alinhados às suas expectativas de aprendizagem.
E, na hora das regrinhas de Português, que tal contar com um material que oferece algumas dicas infalíveis? A gente separou tudo para você!
A equipe da professora Adriana Figueiredo preparou um artigo especial com algumas regras de Português acompanhadas de dicas para você estudar.
Acompanhe até o final e boa leitura!
Por que estudar regras de Português para concurso?
Você nem imagina que as regras de gramática podem ser o grande diferencial rumo a sua aprovação, não é mesmo?
A verdade é que, não importa qual seja o órgão que está contratando ou a banca examinadora que elabora a prova, uma certeza a gente tem: sempre vai ter Português em prova de concurso.
E as regras gramaticais são a maior parcela dos conteúdos cobrados pelas bancas, e são erros comuns que costumam fazer os participantes perder pontos no resultado final.
O que cai de Português na prova de concurso além de concordância nominal e verbal?
Foto: Shutterstock
Temas como concordância nominal e verbal são bem comuns, mas não são as únicas regras de Português para concurso que marcam presença nas provas.
São outros assuntos de Língua Portuguesa que devem fazer parte do seu cronograma de estudos:
- pontuação;
- semântica;
- funções sintáticas;
- coesão e coerência;
- classes de palavras;
- interpretação de texto;
- regência verbal e nominal;
- acentuação gráfica e crase.
Regras de português para concurso: Como usar palavras homógrafas, homônimos perfeitos e parônimos
Dentro das regras de Português para concurso, o candidato deve desenvolver a habilidade de estruturar frases, trabalhar variações verbais de forma correta, além de estar familiarizado com termos como palavras homógrafas, homônimas, perfeitas e parônimas.
Não lembra desse conteúdo da época da escola? A gente revisa ele com você!
Palavras homônimas são as que se parecem na grafia e na pronúncia, mas que possuem significados diferentes.
Um bom exemplo são as palavras “traz” e “trás”: mesma pronúncia, que se escrevem de maneira muito parecida, mas não significam a mesma coisa.
Dentro da categoria de palavras homônimas, temos a seguinte divisão:
Categoria homônima | O que é? | Exemplos |
Palavras homófonas | Possuem o som igual ou parecido, mas significados diferentes | cheque e xeque; concelho e conselho; extrato e estrato. |
Palavras homógrafas | Palavras com a mesma grafia, mas que possuem significados diferentes e até sonoridade distinta | colher (talher) e colher (verbo); molho (verbo molhar) e molho (caldo); sede (vontade de beber) e sede (local) |
Homônimos perfeitos | Nessa categoria, as palavras possuem escrita e som iguais, mas significados diferentes | leve (pouco peso) e leve (verbo levar); verão (estação) e verão (verbo ver no futuro). |
Regra dos porquês, crase, e outras regras de Português para concurso
Além do uso de palavras homônimas, existem algumas outras regras de Português para concurso que costumam estar nas provas para testar os candidatos.
Uma delas é bem famosa, e temos certeza de que você já teve dúvidas: a regra dos porquês.
Vamos solucionar essas dúvidas de uma vez por todas?
Confira quando usar cada um dos porquês:
- por que: é usado no início das perguntas;
- por quê: é usado no fim das perguntas;
- porque: é usado apenas para respostas;
- o porquê: é usado como substantivo.
Outra regrinha básica da Língua Portuguesa, que costuma aparecer muito nas mais variadas provas, é o uso da crase.
Junção da preposição a com o artigo a, essa letra recebe um acento gráfico, se torna o à e é usada em situações previamente definidas na gramática da Língua Portuguesa, que são:
- antes de palavras femininas;
- na hora de falar horas exatas;
- quando acompanha verbos que indicam destino;
- junto a locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas;
- antes dos pronomes demonstrativos “aquilo”, “aquela” e “aquele”.
Mais dicas de Português e ortografia para concurso
Foto: Shutterstock
Como já deu para perceber, o conhecimento básico de regras de Português é essencial para que o candidato alcance um bom resultado nas provas. E essa área está presente em todos os certames!
Confira ainda, logo abaixo, algumas outras dicas para se dar bem nas regras de Português para concurso e demais pontos da sua prova:
- mantenha hábitos de leitura constantes, para ajudar com os estudos em Língua Portuguesa;
- invista em bons materiais didáticos, que sejam referenciais na área e tenham métodos e práticas comprovadas;
- atenção à reforma da Língua Portuguesa: não é mais tão nova, mas vale a pena revisar o que mudou;
- Português é a base para compreensão das outras disciplinas: se compreender bem essa área do conhecimento, você pode se sair melhor nas demais.
Conclusão
É realmente difícil memorizar e aprender todas as regras de Português para concursos, mas é fundamental que o candidato se conscientize da importância da Língua Portuguesa para ajudar a compreensão das demais matérias, além de ser uma área presente em todas as provas de concurso público.
Destacamos que o estudo das regras gramaticais não equivale a decorar. Além de atestar os conhecimentos em Língua Portuguesa do candidato, esse estudo contribui para boas práticas de escrita e comunicação, sendo o diferencial necessário para a tão sonhada aprovação!
Gostou das dicas? Tem muito mais conteúdos informativos e interessantes como este no blog da professora Adriana Figueiredo! Confira e mantenha-se atualizado das nossas publicações