Uma conhecida entre os concurseiros, a banca Cebraspe é uma das mais famosas bancas realizadoras de provas do Brasil, de vestibulares e concursos públicos.
Ainda, essa banca é uma das que mais se destacam no Brasil, principalmente por seus estilos de provas complexos, questões difíceis de altos níveis de interpretação, e por realizar os exames para carreiras em órgãos públicos importantes e universidades concorridas.
Apesar do seu alto grau de dificuldade, fazer uma prova do Cebraspe não precisa ser o maior desafio do mundo quando você conhece bem os métodos dessa banca organizadora!
E é para ajudar você na sua próxima prova que a equipe Adriana Figueiredo preparou um conteúdo especial sobre a banca Cebraspe.
Acompanhe nosso guia completo sobre a banca e tire todas as suas dúvidas.
Boa leitura!
Banca Cebraspe: como funciona?
Um grande diferencial que ajuda os concurseiros a ter um bom desempenho em provas Cebraspe é saber como essa banca funciona: o estilo de prova, a complexidade das questões, e até o seu famoso sistema de chutes.
Mesmo com o seu grau de dificuldade bem elevado devido à forma elaborada que as questões são apresentadas, o Cebraspe segue um padrão de provas e tem uma aplicação bem característica.
Para saber como funciona a banca Cebraspe, confira abaixo as principais características dela:
- o Cebraspe trabalha com a modalidade de questões de múltipla escolha, como o padrão da maioria das provas;
- ainda, essa banca tem outro formato de questões: as que os candidatos precisam julgar afirmações em certo ou errado;
- o Cebraspe conta com um sistema de anulação, em que uma questão errada anula uma certa;
- a maioria das provas do Cebraspe contam com uma redação, que pode apresentar temas mais técnicos e atualidades, a depender do certame.
Concursos realizados pelo Cebraspe
Antes apenas destinada à realização de provas de vestibulares da UnB, a Universidade de Brasília, o Cebraspe agora tem reconhecimento nacional na elaboração de suas provas, também para concursos públicos.
Confira abaixo alguns dos concursos organizados pelo Cebraspe:
- PRF – Polícia Rodoviária Federal;
- Conselho Tutelar do Distrito Federal;
- TJDFT – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios;
- PGE-PE – Procuradoria Geral do Estado do Pernambuco;
- CGE-CE – Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará.
- MP-PI – Ministério Público do Estado do Piauí;
- TJ-PR – Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Cebraspe ou Cespe? Qual a diferença?
Durante muitos anos, o Cebraspe era conhecido como o antigo Cespe/UnB, destinado apenas à realização de provas da universidade pública de Brasília.
Agora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos realiza provas dos mais diversos níveis e órgãos em todo o país, solidificando sua expertise na aplicação de certames.
Inclusive, a realização de uma prova do Cebraspe segue padrões únicos de avaliação, tornando o “método Cespe” um dos mais conhecidos – e temidos – do Brasil.
Método Cespe
Foto: Shutterstock
O temido método Cespe foi criado pelo Cebraspe, na época em que a sua denominação era apenas Cespes/UnB e com o propósito de avaliar com assertividade os candidatos que responderam à prova.
Esse método é famoso pela sua didática de “uma questão errada anula uma certa”.
Logo, pode-se perceber que o método Cespe é um tipo de prova que não vale a pena “chutar” questões.
Cebraspe: como funciona a estrutura das provas?
Ainda, além de seu método exclusivo, o Cebraspe apresenta uma diferente estrutura nas suas provas.
No geral, a banca não divide as disciplinas por blocos específicos por toda a prova: fica apenas previsto em edital todos os conteúdos que serão cobrados, mas eles ficam todos juntos e dispostos aleatoriamente na prova.
Além disso, as provas do Cebraspe não cobram uma pontuação mínima por disciplina, o que pode ser uma vantagem para os candidatos.
Ainda, essa banca é famosa por apresentar questões com muita contextualização e interdisciplinaridade, o que dispensa o estudo por meio do “decoreba”, exigindo muito mais dos candidatos.
Banca Cebraspe: como funciona a prova de Língua Portuguesa?
O Cebraspe gosta de cobrar Português em suas provas: e essa matéria sempre está presente ali, seja para a definição de um conceito nessa área, ou para elaborar questões complexas de outras áreas de estudo para a prova.
No geral, as provas de Língua Portuguesa do Cebraspe apresentam pequenos textos e curtos trechos, exercitando a interpretação de textos do candidato.
Além disso, na parte da tipologia textual, a banca cobra temas do Português como gramática, redação oficial e reescritura de frases.
Cebraspe é difícil em Língua Portuguesa?
Como para todos os certames, independentemente da banca organizadora, se o candidato sente uma certa dificuldade em Língua Portuguesa, é provável que essa parte da prova exija muito mais do candidato.
Apesar de toda essa fama acerca da complexidade das provas do Cebraspe, é comum que as provas de Português dessa banca sejam elaboradas com muita técnica e muita inteligência, proporcionando uma série de questões mais densas e de muita leitura.
Ainda assim, é possível garantir um bom resultado em Língua Portuguesa no Cebraspe investindo em muito estudo e nas aulas de um bom curso de Português para concursos.
Dicas sobre a redação
Como citamos, a prova do Cebraspe costuma contar com uma redação, na maioria dos certames para grandes órgãos públicos.
Essa redação pode ser acerca de temas técnicos e bem específicos do órgão, ou de questões da atualidade que demandam tempo de produção dos alunos, principalmente sem acesso a nenhum tipo de dispositivo eletrônico.
Para um melhor desempenho nas redações do Cebraspe, é interessante buscar por temas de provas antigas online, praticar a escrita da redação cobrada em edital e, idealmente, contar com um Curso de Redação completo.
Como estudar para passar na banca Cebraspe?
Foto: Shutterstock
Acima de tudo, o candidato, para garantir uma boa performance na prova dessa banca, deve ser muito analítico, com boas práticas de interpretação e aplicação do que foi visto na teoria.
Ainda, com o seu sistema de questões erradas anulando as corretas, é sempre indicado que sejam respondidas, primeiro, as questões que o candidato se sinta mais seguro da resposta, além de evitar os “chutes”.
São, também, outras dicas de estudo para provas da banca Cebraspe:
- responder provas antigas da banca;
- estudar raciocínio lógico e matemático, que costuma estar nas provas;
- sempre trabalhar as habilidades de interpretação e análise das questões;
- deixar em branco as questões das quais não se tem certeza da resposta, para evitar perder pontos na somatória final.
Conclusão
Agora você já tem um guia completo de como funcionam as provas da banca Cebraspe, uma das mais famosas e bem elaboradas provas de concurso do país.
É quase certo que o concurseiro experiente acabe cruzando com um ou outro certame: e é essencial estar preparado! Conheça também o Curso Completo de Português para Concursos da professora Adriana Figueiredo!
Se esse artigo foi útil para você, confira mais outros textos relacionados no blog completo da professora Adriana Figueiredo, clicando aqui.