Estudar com os modelos de questões da Vunesp é uma excelente estratégia para quem vai encarar as provas da banca.
A Fundação Vunesp tem se destacado como uma das instituições mais prestigiadas na condução de avaliações no Brasil, desempenhando um papel fundamental nos processos seletivos de carreiras públicas de grande renome.
É por isso que a equipe da Adriana Figueiredo desenvolveu um conteúdo exclusivo, repleto de modelos de questões da Vunesp, visando fornecer a você o suporte necessário para se preparar de forma eficaz para o seu próximo concurso.
Não deixe de conferir nosso artigo até o final. Desejamos uma proveitosa leitura!
Banca Vunesp: como funciona?
A Vunesp se destaca como a instituição responsável por conduzir concursos voltados para tribunais e a esfera policial, especialmente no âmbito do estado de São Paulo.
Caso você aspire a uma carreira no serviço público dentro dessas organizações, é fundamental compreender o padrão das avaliações, a profundidade das questões e, em situações extremas, dominar a abordagem mais eficiente para o método de “chute”.
Independentemente da carreira que você deseja seguir ou do nível da prova que está prestes a encarar, há algo incontestável: a Língua Portuguesa assume uma importância primordial na maioria dos concursos da Vunesp, abrangendo um quarto do conteúdo programático.
Conforme o levantamento realizado, a temática mais recorrente nas provas de português da Vunesp é a Interpretação de Textos (37%), seguida por Morfologia (23%), Semântica (20%) e Sintaxe (20%).
Quanto à relevância dos tópicos de português nas avaliações recentes da Vunesp, o tema Classes de Palavras se destaca como o elemento principal.
Veja os assuntos que costumam cair em provas da banca:
- Compreensão de textos
- Significação contextual
- Concordância
- Sinônimos e antônimos
- Estruturação do texto
- Pontos de vista do autor
- Pontuação
- Regência
- Colocação pronominal
- Crase
- Sentido próprio e figurado
- Inferência
Concursos realizados pela Vunesp
Fundada em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), a Vunesp tem sua origem intrinsecamente ligada à própria UNESP.
Em decorrência dessa conexão, a Vunesp desempenha um papel ímpar na coordenação do vestibular da UNESP, além de conduzir vestibulares e concursos para diversas outras instituições, sejam elas públicas ou privadas.
No contexto dos concursos públicos, a banca se destaca na elaboração de provas voltadas às seguintes carreiras e entidades: Tribunais de Justiça de São Paulo, Câmaras Municipais, Prefeituras e Polícia Civil.
Para evidenciar a ampla e destacada atuação da Vunesp na condução de concursos públicos, compartilhamos abaixo uma seleção de algumas provas organizadas pela banca:
- Polícia Militar de São Paulo
- Polícia Civil de São Paulo
- Tribunal de Justiça de São Paulo
- Tribunal de Justiça Militar de São Paulo
- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
- Polícia Civil de Roraima
- Secretaria de Estado de Educação de São Paulo
- Tribunal Regional Federal da 3ª Região – São Paulo e Mato Grosso do Sul
- Universidade Federal do ABC
Por que estudar com os modelos de questões da Vunesp?
E por que optar por estudar utilizando os modelos de questões da Vunesp é altamente aconselhável? Porque o contato com provas anteriores possibilita ao aluno aprimorar sua habilidade em decifrar a banca, proporcionando um treinamento focado e específico.
Além disso, a resolução de questões habilita o candidato a aplicar a teoria na resolução dos problemas e interpretar de maneira precisa as informações apresentadas nos enunciados.
Tal como outras bancas organizadoras, a Vunesp possui um método singular na elaboração das questões de português, visando avaliar de maneira precisa os candidatos que enfrentam os exames.
Embora muitos considerem as provas da Vunesp relativamente fáceis, é importante estar atento, caso a Vunesp eleve o nível de complexidade das questões. Assim sendo, é fundamental manter o foco e a dedicação, evitando qualquer descuido.
Assuntos mais recorrentes nas questões de português da Vunesp
Conforme mencionado, é comum encontrar mais questões de Língua Portuguesa nas provas da Vunesp em comparação com outras disciplinas.
Nessa área, é fundamental possuir conhecimentos abrangentes de gramática, com especial ênfase em Interpretação de Textos, Morfologia e Semântica.
E se você é fã de quadrinhos, vai gostar de saber que a banca costuma incorporar charges e tirinhas em questões que abordam temas atuais, demandando habilidades de interpretação
Modelos de questões da Vunesp para praticar
Que tal nos concentrarmos nos modelos de questões da Vunesp? Preparei uma seleção de materiais provenientes de concursos passados, cada um deles acompanhado por seu respectivo gabarito e comentários elucidativos.
Aproveite os itens abaixo como uma oportunidade para aprimorar seu conhecimento, revisar conceitos e solidificar sua base teórica.
Se, ao término da leitura, você julgar necessário obter mais material com questões de Português para concursos, recomendamos a consulta deste artigo.
Questão de Interpretação de Textos
(VUNESP – 2022) A ditadura do algoritmo
Recentemente, durante uma reunião com o time de marketing digital que assessora minha empresa, ouvi a expressão “o algoritmo 1 não ficou feliz com esse post 2”. Por ser jurássico na área de tecnologia, tendo iniciado há quase 40 anos como programador, sei muito bem o que é um algoritmo. Desenvolvi vários, mas, até hoje, nunca esperei que algum deles ficasse feliz ou triste com algo que eu declarasse, publicasse ou apresentasse.
Provoquei, perguntando como deixar o sensível algoritmo “feliz”. Ouvi uma sequência de ações para que qualquer informação das redes sociais seja publicada para um número significativo de pessoas. Em outras palavras, é necessária uma série de ações para que o algoritmo fique “feliz” e lhe conceda, magnanimamente, um espaço no ambiente no qual é soberano.
Considerando-se que, na política, uma ditadura caracteriza-se por um governo autoritário ou totalitário, não vejo diferença entre a ditadura política e viver num mundo onde um robô ou uma inteligência artificial interpreta, aprende e provoca contínua e quase naturalmente emoções humanas a partir de um volume monstruoso de informações publicadas a cada segundo. É a ditadura do algoritmo. Por sinal, nunca a expressão “escravo do sistema” fez tanto sentido.
No caso das redes sociais, o objetivo do “ditador algoritmo” é apresentar a melhor experiência possível a quem estiver navegando, disponibilizando algum conteúdo que seja agradável à pessoa e bloqueando o que não a agrade, garantindo fidelidade ao aplicativo e a todas as suas variantes. Mas isso vai além de proporcionar uma boa experiência, pois o perfil de consumo também é mapeado, facilitando a oferta de produtos e serviços aderentes aos anseios da pessoa.
Essa ditadura do “soberano algoritmo” chega a ser até mais cruel que a ditadura política, pois é camuflada por imagens agradáveis, frases de incentivo e áudios que tornam o pensamento dos que consomem tudo isso alinhado aos anseios daqueles que criam armadilhas que levam a uma interpretação equivocada do mundo, conduzindo a decisões irracionais que atendam às expectativas do “algoz algoritmo”. Que triste estar num mundo em que tudo é feito para que se leia, ouça ou veja somente aquilo que queremos ler, ouvir e ver. A ausência do contraditório, da discrepância e do discordante infantiliza qualquer relação e impede que se mantenha a visão sobre o mundo e sobre a vida em evolução contínua.
1 Algoritmo: conjunto das regras e procedimentos lógicos que levam à solução de um problema.
2 Post: postagem, conteúdo publicado em plataformas de comunicação ou sites da internet.
(Edson S. Moraes. https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/08/a-ditadura-do-algoritmo.shtml. 21.08.2021. Adaptado)
Conforme conclui o autor do texto “A ditadura do algoritmo”, o aspecto mais danoso da ditadura por ele analisada diz respeito
A) à ideia equivocada de que uma pessoa possa efetivamente ser manipulada pelo que é sugerido por um programa de computador.
B) à forma dissimulada como as estratégias para induzir a uma determinada interpretação da realidade são colocadas em prática.
C) ao estado incipiente da tecnologia, incapaz de proporcionar experiências de comunicação à altura dos anseios das pessoas.
D) às barreiras que a tecnologia ainda encontra para propiciar experiências de comunicação que reproduzam aspectos da realidade.
E) à imaturidade dos usuários que os impede de vivenciar plenamente as experiências de comunicação oferecidas pelas redes sociais.
Comentários
No início do último parágrafo, o autor utiliza a palavra “camuflada” de maneira precisa, conferindo-lhe o significado de dissimulação, conforme expresso na alternativa B. Essa escolha destaca o aspecto mais sombrio da ditadura dos algoritmos que induz a interpretações convenientes da realidade.
Isso é efetuado através de elementos agradáveis como imagens, expressões de incentivo e áudios, moldando, assim, o pensamento dos consumidores para atender aos objetivos daqueles que engendram armadilhas que resultam em interpretações distorcidas do mundo.
Gabarito: letra B.
Questão de pontuação
(VUNESP – 2022) Assinale a alternativa em que o emprego da vírgula na frase redigida a partir do texto está conforme a norma-padrão de pontuação.
(A) O meu pai, era um homem alto e bonito de olhos grandes e bigode preto.
(B) Estando comigo contava-me histórias e cedia, a todos os meus gostos.
(C) O meu pai não se importava comigo mesmo que eu, mexesse nos livros dele.
(D) Apenas muito tempo depois é que vim a saber, da história do meu pai.
(E) Ao brincar comigo, meu pai comportava-se como se tivesse a minha idade.
Comentários
Dentre as opções apresentadas, a utilização correta da pontuação é evidenciada na alternativa E, onde a vírgula separa uma oração adverbial reduzida de infinitivo, deslocada para o início do período; nesse caso, a presença da vírgula é obrigatória.
Na opção A, a vírgula efetua a separação entre o sujeito e o verbo, o que é errado.
Na opção B, a vírgula deveria surgir após o termo “comigo”, separando a oração adverbial reduzida de gerúndio no início do período, e não após “cedia”.
Na alternativa C, a vírgula deveria ser posicionada após “comigo”, separando a oração adverbial no final do período.
Na opção D, a presença de vírgula não é justificada, não sendo apropriado utilizá-la após “saber”.
Gabarito: letra E.
Questão de Regência Verbal
(VUNESP 2022) Uma geração de extraterrestres
Penso que Michel Serres seja a mente filosófica mais aguda na França de hoje e, como todo bom filósofo, é capaz de dedicar-se também à reflexão sobre a atualidade. Uso despudoradamente (à exceção de alguns comentários pessoais) um belíssimo artigo de Serres publicado em março de 2010 que recorda coisas que, para os leitores mais jovens, dizem respeito aos filhos e, para nós, mais velhos, aos netos.
Só para começar, estes filhos ou netos nunca viram um porco, uma vaca, uma galinha. Os novos seres humanos não estão mais habituados a viver na natureza, e só conhecem as cidades. Trata-se de uma das maiores revoluções antropológicas depois do neolítico*.
Há mais de sessenta anos, os jovens europeus não conhecem guerras, beneficiam-se de uma medicina avançada e não sofrem como sofreram seus antepassados. Então, que obras literárias poderão apreciar, visto que não conheceram a vida rústica, as colheitas, os monumentos aos caídos, as bandeiras dilaceradas pelas balas inimigas, a urgência vital de uma moral?
Foram formados por meios de comunicação concebidos por adultos que reduziram a sete segundos o tempo de permanência de uma imagem e a quinze segundos o tempo de resposta às perguntas. São educados pela publicidade que exagera nas abreviações e nas palavras estrangeiras e faz com que percam o senso da língua materna. A escola não é mais o local da aprendizagem e, habituados aos computadores, esses jovens vivem boa parte da sua vida no virtual. Nós vivíamos num espaço métrico perceptível, e eles vivem num espaço irreal onde vizinhanças e distâncias não fazem mais a menor diferença.
Não vou me deter nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de administrar as novas exigências da educação. Em todo caso, sua panorâmica nos fala de um período semelhante, pela subversão total, ao da invenção da escrita e, séculos depois, da imprensa. Só que estas novas técnicas hodiernas mudam em grande velocidade. Por que não estávamos preparados para esta transformação?
Serres conclui que talvez a culpa seja também dos filósofos, que, por profissão, deveriam prever as mudanças dos saberes e das práticas e não o fizeram de maneira suficiente porque, “empenhados na política de todo dia, não viram chegar a contemporaneidade”. Não sei se Serres tem toda razão, mas alguma ele tem.
*Última divisão da Idade da Pedra, caracterizada pelo desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais.
(Umberto Eco. Pape Satàn Aleppe: crônicas de uma sociedade líquida. 2 ed. – Rio de Janeiro: Record, 2017. Excerto adaptado)
Considere a passagem do penúltimo parágrafo:
“Não vou me deter nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de administrar as novas exigências da educação”.
Assinale a alternativa em que, com a substituição dos verbos destacados, a redação atende à norma-padrão de regência verbal.
(A) Não vou me demorar das reflexões de Serres acerca das possibilidades de tratar às novas exigências da educação.
(B) Não vou me ocupar para as reflexões de Serres acerca das possibilidades de resolver das novas exigências da educação.
(C) Não vou me prender nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de governar das novas exigências da educação.
(D) Não vou me dedicar das reflexões de Serres acerca das possibilidades de cuidar as novas exigências da educação.
(E) Não vou me ocupar com as reflexões de Serres acerca das possibilidades de conduzir as novas exigências da educação.
Comentários
Na alternativa E, o verbo “ocupar-se” requer a preposição “com” (ou “de”), enquanto “conduzir” é um verbo transitivo direto, portanto, não exige preposição. Assim, essa opção está correta.
Observe como as alternativas se adequariam à norma-padrão de regência verbal:
(A) Não vou me demorar com reflexões de Serres acerca das possibilidades de tratar de novas exigências da educação.
(B) Não vou me ocupar com reflexões de Serres acerca das possibilidades de resolver as novas exigências da educação.
(C) Não vou me prender às reflexões de Serres acerca das possibilidades de governar as novas exigências da educação.
(D) Não vou me dedicar às reflexões de Serres acerca das possibilidades de cuidar das novas exigências da educação.
Gabarito: letra E.
Questão de Crase
(VUNESP 2022) Leia o trecho a seguir para responder à questão.
Dias de frio intenso castigam, e isso não é surpresa. Para quem trabalha com pessoas vulneráveis, o aviso de frente fria – ou melhor, de uma massa polar que pode levar o país a temperaturas negativas –, liga o alerta. É preciso agir.
Na noite em que a cidade de São Paulo registrou 7,9°C, e a sensação térmica foi de apenas 2°C, muitos grupos que assistem a população de rua tentaram sanar, ainda que superficialmente, o frio. Tentaram enxugar o gelo, que é a questão da população em situação de rua na cidade. Uma questão que envolve desigualdade social, planejamento urbano, saúde e administração pública.
(Mariana Agunzi, “Solidariedade aflora no frio congelante, mas é preciso avançar”. Folha de S.Paulo, 19.05.2022. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o uso do acento indicativo da crase está de acordo com a norma-padrão.
A) O país chegou às temperaturas negativas por causa de uma massa polar.
B) O alerta da frente fria estava relacionado à uma massa polar que viria.
C) Em São Paulo, a temperatura chegou à 7,9°C, com sensação de 2ºC.
D) Com o frio, os voluntários foram à ruas onde há população vulnerável.
E) É preciso voltar-se à um planejamento urbano pensando nos desassistidos.
Comentários
Na opção A, ocorre a contração da preposição “A”, requerida pelo verbo “chegar”, com o artigo feminino da palavra “temperaturas” (A + AS = ÀS). Portanto, o uso do sinal indicativo de crase nesta alternativa está correto.
Na opção B, ocorre um equívoco, uma vez que não se emprega o acento grave no “A” antes de um artigo indefinido.
Na opção C, o verbo “chegar” exige a preposição “A”; no entanto, numerais não requerem artigo feminino.
Na opção D, há a preposição “A” antes de um substantivo feminino no plural sem a presença de um artigo. A crase não é utilizada aqui, uma vez que apenas a preposição “A” é apresentada, sem o acompanhamento do artigo feminino da palavra “ruas”.
Na alternativa E, ocorre novamente o uso equivocado do “A” com acento grave antes de um artigo indefinido, o que não é permitido.
Gabarito: letra A.
Questão de Concordância
(VUNESP – 2022) Livros já venderam mais em 2021 do que em todo o ano passado, mostra pesquisa
A venda de livros em 2021 já superou todo o acumulado do ano passado em apenas dez meses, mostrando que o mercado editorial vive um momento promissor. Foram vendidos 43,9 milhões de livros este ano, quando em todo o ano de 2020 se comercializaram 41,9 milhões de exemplares: o crescimento foi de 33% em quantidade de livros e de 31% em faturamento.
Vale lembrar que, se o início da quarentena representou um baque forte para o mercado editorial, ele se recuperou em poucos meses e terminou o ano passado com um resultado favorável. Editores têm apontado que a pandemia estimulou a leitura, restando como uma possibilidade de lazer ainda acessível durante o período de quarentena.
A política de descontos agressiva das plataformas online também ajudou a aumentar as vendas. Quem ainda sofre são as livrarias físicas, ameaçadas pela competição com gigantes virtuais que são capazes de praticar preços mais baixos. O setor tem, por motivos como esse, voltado a se aglutinar em torno da ideia de uma lei que estabeleça preço fixo para livros recém-lançados.
(Walter Porto. https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/12/ livros-ja-venderam-mais-em-2021-do-que-em-todo-o-ano-passado-mostra-pesquisa.shtml. 06.12.2021. Adaptado)
Assinale a alternativa que reescreve trecho do último parágrafo conforme a norma-padrão de concordância verbal e nominal.
(A) As plataformas de vendas online costuma praticar uma política de preços muito agressiva.
(B) Os descontos agressivos oferecido pelas plataformas online resultaram em aumento das vendas.
(C) O comércio de livros praticado pelas gigantes virtuais impõem dificuldades às livrarias físicas.
(D) As grandes empresas de comércio online conseguem oferecer ao cliente condições muito mais atraentes.
(E) As editoras estão se unindo pela defesa da adoção de preços fixos a todo livro recém-lançados.
Comentários
Na alternativa D, tanto a concordância nominal quanto a verbal estão em conformidade. (“empresas… conseguem oferecer” / “condições… atraentes”).
Observe como as outras opções se adequariam à norma-padrão de concordância verbal e nominal:
(A) As plataformas de vendas online costumam praticar uma política de preços muito agressiva.
(B) Os descontos agressivos oferecidos pelas plataformas online resultaram em aumento das vendas.
(C) O comércio de livros praticado pelas gigantes virtuais impõe dificuldades às livrarias físicas.
(E) As editoras estão se unindo pela defesa da adoção de preços fixos a todo livro recém-lançado.
Gabarito: letra D.
Para obter mais orientações e explorar outros exemplos de questões da Vunesp, assista ao vídeo da professora Adriana Figueiredo clicando aqui.
Modelos de questões da Vunesp: como potencializar os estudos?
Você sabia que atingir um bom desempenho em concursos demanda mais do que apenas dominar o conteúdo do edital?
É crucial compreender as particularidades das bancas examinadoras e como elas abordam os conhecimentos exigidos. Além disso, realizar cada questão dentro do prazo estipulado é igualmente essencial!
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Conclusão
Agora, você teve a oportunidade de se familiarizar com diversos exemplos de modelos de questões da Vunesp e adquiriu uma compreensão sobre como estudar para eles de maneira eficaz!
Vale ressaltar que, para consolidar o conhecimento, a prática consistente, de preferência utilizando questões de exames anteriores, é o segredo.
Além disso, ao se preparar de maneira estratégica, é fundamental identificar suas áreas de maior domínio, priorizando um estudo mais aprofundado nas áreas que demandam mais atenção.
Para acessar mais conteúdos como este, não deixe de visitar o blog completo da Adriana Figueiredo.