Treinar com questões de crase é uma das formas mais seguras de assimilar o conteúdo. Além disso, é um conhecimento essencial para aqueles que almejam conquistar um cargo público em meio à acirrada disputa.
Não há dúvidas de que a crase é um tema complexo, repleto de regras e exceções, verdadeiras barreiras para o aprendizado. Portanto, para evitar cair na cilada de utilizá-la erroneamente, é imprescindível dedicar tempo e esforço para compreender suas nuances.
Nesse sentido, o candidato deve estabelecer uma rotina de estudos que englobe todos os pontos do edital, incluindo o treinamento direcionado e específico sobre o uso adequado do acento grave.
Com o intuito de orientar seus estudos e proporcionar uma vantagem competitiva, selecionamos algumas questões relacionadas ao uso da crase.
Acompanhe a leitura até o final e aproveite essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos!
O que é crase?
A crase consiste na fusão de duas vogais “A”, sendo indicada na escrita pelo acento grave (`). Seu termo deriva do vocábulo grego “krâsis”, que significa união, combinação.
Para compreender quando utilizar a crase em seus textos, é fundamental ter em mente que esse recurso não é algo extremamente complexo. À primeira vista, a variedade de regras relacionadas ao uso – ou não – da crase pode parecer intimidadora.
No entanto, para os candidatos que se preparam para concursos públicos, possuir um bom domínio do emprego do acento grave é de suma importância e estamos aqui para ajudá-lo!
E agora, vamos transformar suas incertezas em conhecimento? Chegou o momento de explorarmos a teoria. Vamos lá?
Quais são as regras de uso da crase?
Há diversas formas de compreender quando é apropriado utilizar a crase. E você irá assimilar todos os conceitos ao ler este texto e praticar com questões de provas recentes.
Só que antes, caso queira aprofundar seu entendimento sobre as situações em que o uso do acento grave é permitido, proibido ou facultativo, recomendamos que consulte um material abrangente sobre o assunto, disponível clicando aqui.
Vamos explorar a teoria?
Uso de crase: permissões
A fim de saber quando utilizar a crase com o “a”, é suficiente recordar que ela ocorre em dois momentos distintos:
Sempre que se faz necessária a união da preposição “a” com:
– Artigos femininos “a” ou “as”;
– Iniciais dos pronomes “aquele”, “aquela” e “aquilo”;
– Iniciais dos pronomes relativos “a qual” e “as quais”.
Além disso, atenção às expressões com núcleo feminino:
– Locuções adverbiais como “à tarde”, “às 20h” e “à toa”;
– Locuções prepositivas como “à frente de” e “às custas de”;
– Locuções conjuntivas como “à medida que”.
Conseguiu compreender? Entretanto, as regras não se encerram aqui! Para dominar plenamente o assunto, é imprescindível conhecer a aplicação da crase em diversas situações. Avante!
Uso de crase: proibições
Já vimos as regras, agora vamos às situações em que a crase não pode ser utilizada?
Saiba que é possível identificar facilmente os casos em que o acento grave não se aplica. Abaixo, apresentamos uma lista com casos em que o acento grave não se aplica:
1 Antes de palavras masculinas: nesses casos, a combinação do artigo definido masculino “o” com a preposição “a” deve ser representada pela preposição “ao”.
Exemplo:
Avaliamos as denúncias que se restringem à compra de votos.
Avaliamos as denúncias que se restringem ao crime de compra de votos.
2 Entre palavras repetidas: segundo a norma culta da língua, a crase não é admitida nessas situações.
Exemplo:
Você tem uma alimentação saudável no dia à dia? [ERRADO]
Você tem uma alimentação saudável no dia a dia? [CORRETO]
3 Antes de palavras no plural: quando a palavra que segue a preposição “a” estiver no feminino e no plural, o uso da crase é dispensado.
Exemplo:
As máquinas dos funcionários pertenciam à empresas de fora. [ERRADO]
As máquinas dos funcionários pertenciam a empresas de fora. [CORRETO]
4 Antes de pronomes demonstrativos (esse, isso, este, esta, essa): não se pode empregar determinantes junto aos pronomes demonstrativos “esse”, “isso”, “este”, “esta”, “essa”.
Exemplo:
Ler muito me levou à estas reflexões. [ERRADO]
Ler muito me levou a estas reflexões. [CORRETO]
5 Antes de verbos: Como no exemplo anterior, os verbos também não admitem artigos.
Exemplo:
Marcela dava à entender que erramos. [ERRADO]
Marcela dava a entender que erramos. [CORRETO]
6 Antes de pronomes pessoais do caso reto e oblíquo: a crase não deve ser utilizada antes dos pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, etc.) e do caso oblíquo (me, te, o, lhe, mim, ti, etc.).
Exemplo:
Eu pedi à ele que se retirasse dali. [ERRADO]
Eu pedi a ele que se retirasse dali. [CORRETO]
7 Antes de um numeral (exceto horas): nunca devemos utilizar a crase com numerais cardinais ou ordinais, exceto quando se trata de horas.
Exemplo:
Meus pais viajaram à dois lugares diferentes. [ERRADO]
Meus pais viajaram a dois lugares diferentes. [CORRETO]
Uso de crase: facultativo
Agora é o momento de aprender sobre o uso opcional do acento grave. Geralmente, a crase facultativa ocorre:
1 Antes de nomes femininos próprios:
Exemplos:
Contei que éramos próximos à Carla. [CORRETO]
Contei que éramos próximos a Carla. [CORRETO]
2 Antes de pronomes possessivos:
Exemplos:
Eu disse à minha mãe que você não almoçou. [CORRETO]
Eu disse a minha mãe que você não almoçou. [CORRETO]
3 Depois da preposição “até”:
Exemplos:
Fomos até à padaria com Jorge. [CORRETO]
Fomos até a padaria com Jorge. [CORRETO]
Nesses casos, o uso da crase é opcional, sendo aceitável tanto com a crase quanto sem ela.
Mais dicas para o uso da crase
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Dê o play e crase nunca mais será um obstáculo em seus estudos!
Questões de crase com comentários e gabarito
Chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendemos até aqui por meio da resolução de questões de crase.
Vale lembrar que sua preparação não pode acabar aqui! Por meio da prática constante e do aprofundamento do conhecimento, é possível desenvolver ainda mais suas habilidades relacionadas à crase.
Após concluir a leitura deste artigo, estude utilizando materiais especializados e revise outros exercícios já resolvidos, a fim de melhorar sua taxa de acertos nas questões. Vamos em frente!
Questão da FGV
(FGV – 2018 – TJ-AL – Técnico Judiciário – Área Judiciária)
“No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades”.
O acento grave indicativo da crase empregado nesse segmento é devido ao mesmo fator da seguinte frase:
A) À noite, todos os gatos são pardos;
B) Pagar à vista é coisa rara hoje em dia;
C) Entregou o livro à aluna;
D) Saiu à procura da namorada;
E) Ficava contente à proporção que superava os obstáculos.
Gabarito ao final das questões.
Comentários: Aqui, o objetivo é identificar corretamente o uso do acento em uma frase específica, considerando a justificativa apresentada no enunciado.
A frase em análise é a seguinte: “No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades”. O acento em “à disposição de” ocorre por ser uma locução prepositiva feminina.
A letra D é a única que apresenta uma locução prepositiva feminina, assim como no enunciado. Ao analisarmos as demais opções, podemos observar que a letra A, “À noite”, é uma locução feminina, porém trata-se de uma locução adverbial de tempo e não prepositiva.
Na letra B, “à vista”, também temos uma locução feminina, mas ela é classificada como locução adverbial de modo.
Já a letra C não se trata de uma locução, uma vez que a crase é utilizada devido ao caso de regência. Nesse caso, temos a entrega de algo (o livro) a alguém (à menina).
Por fim, na letra E, “à proporção que”, temos novamente uma locução feminina, mas dessa vez é uma locução conjuntiva.
Questão do Cebraspe
(CESPE / CEBRASPE – 2022 – BANRISUL – Analista de Segurança da Tecnologia da Informação)
Faz parte da natureza humana a incansável busca por relacionamentos ideais. Em se tratando de carreira ou de relações românticas, a tendência é sempre a mesma: apego à falível ideia de que há alguém ou algo perfeito — seja qual for o objeto de desejo. Perfeição significa ausência de falhas ou defeitos em relação a um padrão ideal, no entanto isso não existe, pois ninguém nem lugar nenhum são infalíveis. A perfeição é irreal e inalcançável. O componente das organizações são as pessoas, que trazem em suas bagagens as falhas. Portanto, não haveria a possibilidade de existir uma empresa perfeita.
Embora algumas companhias já comecem a expor suas imperfeições um pouco mais nas redes sociais, reconhecendo seus erros, e estimulem seus líderes a demonstrar vulnerabilidade, ainda há o discurso estereotipado de que aquele trabalho é o melhor do mundo ou de que aquela empresa é a melhor de todas. Apesar de ser louvável a busca por construir um excelente ambiente de trabalho, disseminar a ilusão de perfeição pode ser altamente prejudicial para as empresas e para seus funcionários, que podem acabar frustrados diante da realidade, muitas vezes mais dura do que o ideal prometido.
Internet: <https://vocerh.abril.com.br> (com adaptações).
No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O emprego do sinal indicativo de crase em “à falível ideia” (segundo período do primeiro parágrafo) é facultativo, logo a sua retirada não prejudicaria a correção gramatical nem o sentido original do texto.
( ) Certo
( ) Errado
Gabarito ao final das questões.
Comentários: Segundo a gramática, é possível identificar três casos em que o uso do acento grave é facultativo. O primeiro caso ocorre antes de um nome próprio feminino, quando o termo anterior requer a preposição “a”.
O segundo caso ocorre antes de um pronome possessivo feminino no singular, também quando o termo anterior exige a preposição “a”. Por fim, o terceiro caso ocorre após a preposição “até”.
No entanto, na passagem apresentada neste item, o uso do acento grave é obrigatório. Isso ocorre porque a palavra “apego” rege a preposição “a”, mais o artigo “a” da palavra “ideia”.
Questão da FCC
(FCC – 2022 – TRT – 22ª Região (PI) – Técnico Judiciário – Tecnologia da Informação)
A singularidade da competição também ficou associada a seu resultado e à divulgação do nome do vencedor.
O sinal indicativo de crase deve ser mantido se a palavra sublinhada for substituída por:
A) espalhamento
B) propaganda
C) publicações
D) anúncio
E) prognósticos
Gabarito ao final das questões.
Comentários: Analisando a frase original, observamos que a palavra “associada” rege a preposição “a”, seguida do artigo feminino do substantivo “divulgação”, indicando a ocorrência da crase.
Das opções apresentadas, a única em que o substantivo está no feminino singular é a opção B. Nela, ocorre a contração da preposição “a” de “associada” (associada a) com o artigo feminino no singular de “propaganda”.
Ao examinar as opções A e D, verificamos que os vocábulos são masculinos. Já nas opções C e E, os substantivos estão no plural, além de a última opção ser masculina.
Questão da Vunesp
(VUNESP – 2022 – Prefeitura de Jundiaí – SP – Analista de Planejamento, Gestão e Orçamento)
Leia o trecho a seguir para responder a questão.
Dias de frio intenso castigam, e isso não é surpresa. Para quem trabalha com pessoas vulneráveis, o aviso de frente fria – ou melhor, de uma massa polar que pode levar o país a temperaturas negativas –, liga o alerta. É preciso agir. Na noite em que a cidade de São Paulo registrou 7,9°C, e a sensação térmica foi de apenas 2ºC, muitos grupos que assistem a população de rua tentaram sanar, ainda que superficialmente, o frio. Tentaram enxugar o gelo, que é a questão da população em situação de rua na cidade. Uma questão que envolve desigualdade social, planejamento urbano, saúde e administração pública.
(Mariana Agunzi, “Solidariedade aflora no frio congelante, mas é preciso avançar”. Folha de S.Paulo, 19.05.2022. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o uso do acento indicativo da crase está de acordo com a norma-padrão.
A) O país chegou às temperaturas negativas por causa de uma massa polar.
B) O alerta da frente fria estava relacionado à uma massa polar que viria.
C) Em São Paulo, a temperatura chegou à 7,9°C, com sensação de 2ºC.
D) Com o frio, os voluntários foram à ruas onde há população vulnerável.
E) É preciso voltar-se à um planejamento urbano pensando nos desassistidos.
Gabarito ao final das questões.
Comentários: Na opção A, ocorre a contração da preposição “a”, exigida pelo verbo “chegar”, com o artigo feminino da palavra “temperaturas” (A + AS = ÀS).
Já na opção B, é cometido um erro, uma vez que não se utiliza o acento grave antes de um artigo indefinido.
Na opção C, embora o verbo “chegar” exija a preposição “a”, o numeral presente na frase não requer o uso de um artigo feminino.
Quanto à opção D, podemos observar que há a preposição “a” antes de um nome feminino no plural, sem a presença de um artigo. Nesse caso, não ocorre o acento grave, uma vez que apenas a preposição “a” está presente, sem um artigo feminino da palavra “ruas”.
Por fim, na letra E, temos novamente o uso incorreto do acento grave antes de um artigo indefinido, o que é proibido pela regra gramatical.
Questão do IBFC
(IBFC – 2023 – SEAD-GO – Técnico Ambiental)
Hora de investir
Ultimamente, a maioria dos bancos e corretoras têm disponibilizado uma gama de investimentos aos seus clientes. As letras de crédito imobiliário e do agronegócio conquistaram uma fatia considerável do mercado de investidores. Talvez, você não reconheça os nomes, mas com toda a certeza, já ouviu as siglas: LCI e LCA.
Além da possibilidade de diversificar as suas carteiras de investimentos, as letras de crédito oferecem um grande diferencial dentre as outras aplicações, um benefício fiscal importante, a isenção de Imposto de Renda.
Tanto a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) quanto a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos em renda fixa, elas costumam assegurar retornos superiores aos da poupança. Ambas são muito semelhantes aos CDBs emitidos pelos bancos, importa lembrar que quem compra esses papéis “empresta” dinheiro para uma instituição financeira.
Ao contratar letras de crédito imobiliário, você empresta recursos ao setor imobiliário, já ao aplicar em letras de crédito do agronegócio, você disponibiliza recursos para produtores rurais e/ou cooperativas.
Importa ressaltar que, embora as letras de crédito rendam mais que a poupança, existe um prazo de carência, ou seja, você não poderá movimentar nem quantia aplicada e nem o rendimento. Portanto, antes de investir verifique o prazo de contratação e rendimentos, caso seja necessário, contrate uma consultoria especializada.
(Texto baseado de: https://www.infomoney.com.br/guias/lci-lca/ acesso em 08/dez/2022. Texto desenvolvido especificamente para este concurso).
Atente a estrutura retirada do texto: “(…) as letras de crédito oferecem um grande diferencial (…)”, note que não houve o emprego da crase, pois, neste caso, não houve a junção da preposição ‘a’ com o artigo definido ‘a’.
Quanto ao emprego do sinal grave, assinale alternativa incorreta.
A) Recebe o acento grave o “a” diante de palavras masculinas, assim como: à óleo, à prazo.
B) Recebe o acento grave o “a” inicial das locuções adverbiais, tais como: à esquerda, à direita.
C) Recebe o acento grave o “a” inicial das locuções prepositivas, como: à moda de, à maneira de.
D) Recebe o acento grave o “a” inicial das locuções conjuntivas, exemplos: à medida que, à proporção que, formadas com palavras femininas.
E) Em regra, a crase é usada antes de palavras femininas, exceção dada aos pronomes demonstrativos: “aquele” e “aquilo”.
Gabarito ao final das questões.
Comentários: Como a crase é a contração da preposição a com o artigo feminino a, não se usa crase diante de palavras masculinas: a prazo, a pé, a cavalo, a lápis. Nessas expressões, o “a” é simplesmente preposição.
A exceção ocorre quando a locução “à moda de” ficar subentendida e indicar uma locução prepositiva sinônima de “segundo os costumes”, “conforme a maneira”. Nestes casos, usa-se acento indicador de crase antes de palavras masculinas. Exemplo: “Gol à Garrincha”, que é o meso que dizer “Gol à moda de Garrincha”.
As demais alternativas estão corretas, seguindo as regras da crase.
Questão da Cesgranrio
(CESGRANRIO – 2010 – Petrobras – Advogado – Júnior)
O sinal indicativo de crase deve ser usado somente no a presente em:
A) Mas a dor de dente pode passar a ser um problema.
B) Os pais costumam levar a seus filhos a obrigação de serem felizes.
C) Não se deve dar importância a chamada da capa da revista.
D) Os livros publicados por universidades devem ser levados a sério.
E) O dinheiro não traz a felicidade que se imagina, quando se luta por ele.
Comentários: Na letra A, não há crase em nenhuma das ocorrências do vocábulo “a”. O primeiro “a” é um artigo que acompanha o substantivo “dor”, e o segundo “a” é uma preposição que liga os verbos de uma locução verbal (já que verbo não pode vir antecedido de artigo “a”).
Na letra B, o verbo “levar” é transitivo direto e indireto, sendo acompanhado pelo objeto direto “a obrigação de serem felizes” e pelo objeto indireto “a seus filhos”.
Apesar do verbo pedir a preposição “a”, o pronome possessivo masculino “seus” não admite um artigo feminino. Portanto, nessa opção, não ocorre a crase. Além disso, o outro “a” que aparece na frase é um artigo que acompanha a palavra “obrigação”.
Já na letra C, o verbo “dar” exige dois complementos: um objeto direto, representado pela palavra “importância”, e um objeto indireto, representado pela expressão “à chamada da capa de revista”.
Além disso, o substantivo “chamada” aceita o artigo “a”. Portanto, o sinal indicativo de crase deveria estar presente nessa frase.
Na letra D, a expressão “a sério” é uma locução adverbial masculina, portanto não é utilizada a crase.
E, finalmente, na letra E, o verbo “trazer” é transitivo direto e não requer a preposição “a”. O “a” que aparece antes de “felicidade” é apenas um artigo.
Gabarito a seguir.
Gabaritos
Questão da FGV: letra D.
Questão do Cebraspe: errado.
Questão da FCC: letra B.
Questão da Vunesp: letra A.
Questão do IBFC: letra A.
Questão da Cesgranrio: letra C.
Português para concurso: como estudar para as questões das principais bancas
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Conclusão
E aí, curtiu o artigo?
Ao responder questões de crase nos mesmos moldes das que serão aplicadas em seu concurso, você consegue compreender o estilo da prova, identificar seus pontos fortes e fracos, e determinar a melhor estratégia para resolver a prova no grande dia.
Além disso, o candidato aprende a administrar melhor o tempo de resposta e controle emocional, garantindo mais confiança e tranquilidade para lidar, inclusive, com as questões das outras disciplinas.
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