
As questões de semântica para concurso representam uma valiosa fonte de material de estudo para aqueles que enfrentarão as provas de qualquer banca.
Com esse propósito em mente, apresentamos um conteúdo abrangente de resolução de questões para eliminar quaisquer dúvidas que possam surgir.
É importante lembrar que, com a metodologia adequada e muita dedicação, é possível absorver completamente todo o conteúdo necessário para a sua prova e assegurar a conquista da vaga tão desejada.
A seguir, você encontrará tudo o que precisa saber sobre semântica, com questões cuidadosamente selecionadas para orientar seus estudos e tornar esse tópico uma vantagem competitiva para você.
Confira o conteúdo e boa leitura!
Semântica para concurso: teoria e exemplos

Antes de prosseguirmos com as questões de semântica para concurso, seria interessante revisarmos a teoria, concorda?
Nosso objetivo é fornecer um material prático e acessível, especialmente porque muitos dos recursos disponíveis atualmente não organizam as regras de forma clara, o que dificulta a consulta para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos linguísticos.
Após revisar as novas diretrizes, convidamos você a responder às questões cuidadosamente selecionadas, com o intuito de internalizar gradualmente os conceitos. Vamos começar?
Sinônimos e antônimos
Vamos iniciar nossos estudos sobre questões de semântica para concurso com a definição de sinônimos e antônimos. Ambos são utilizados para expressar relações entre os sentidos das palavras, correspondendo a termos com significados semelhantes ou opostos. Veja os exemplos abaixo.
Sinônimos:
Carinho e afeto
Longe e distante
Percurso e trajeto
Carro e automóvel
Antônimos:
Bem e mal
Bonito e feio
Presente e ausente
Rápido e lento
Ainda falando de classificações, os sinônimos são divididos em perfeitos e imperfeitos. Os sinônimos perfeitos são aqueles que apresentam sentidos aproximados.
Exemplos:
Após e posteriormente
Alfabeto e abecedário
Brado e grito
Morte e óbito
Já os sinônimos imperfeitos referem-se a palavras com sentidos muito próximos.
Exemplos:
Município e cidade
Amor e paixão
Cansado e exausto
Terra e planeta
Homônimos, Parônimos e Polissemia
Antes de chegarmos às questões de semântica para concurso, é importante que você compreenda a diferença entre homônimos, parônimos e polissemia.
Os homônimos são palavras idênticas (em pronúncia, grafia ou ambos), mas com significados diferentes.
Eles podem ser subdivididos da seguinte forma:
a) Homônimos homógrafos: possuem a mesma grafia, mas pronúncia diferente:
Exemplo: colher (verbo) / colher (substantivo)
b) Homônimos homófonos: possuem a mesma pronúncia, mas grafia diferente:
Exemplo: seção / sessão / cessão, etc.
c) Homônimos perfeitos: possuem a mesma pronúncia e grafia:
Exemplo: lima (fruta) / lima (ferramenta)
Já os parônimos são palavras semelhantes na pronúncia e na grafia, mas com significados diferentes.
Exemplos: eminente ≠ iminente; inflação ≠ infração, etc.
A polissemia ocorre quando uma mesma palavra apresenta dois sentidos ou mais. É importante não confundir com ambiguidade, que ocorre apenas quando há um duplo sentido que dificulta a compreensão do enunciado.
Exemplos:
“A partida de tênis foi ótima.” (tênis = esporte)
“Comprei tênis novos.” (tênis = calçado)
Conotação e Denotação
Qual é a distinção entre sentido denotativo e sentido conotativo?
O sentido denotativo refere-se ao sentido real e literal de uma palavra, explorando seu significado conforme definido no dicionário.
Exemplo: “O pássaro voava pelo céu noturno.” (voava no sentido de deslocar-se no ar)
Por outro lado, o sentido conotativo, ou conotação, envolve um sentido figurado, indo além do significado usual e literal.
Exemplo: “O táxi voava com os passageiros que estavam atrasados.” (voava no sentido de se movimentar rapidamente)
Hiperônimo e Hipônimo
Hiperônimo é um termo geral, que retoma outro, mais específico no texto. Em outras palavras, são palavras de sentido genérico, ou seja, palavras cujos significados são mais abrangentes do que os hipônimos.
Hipônimos são palavras de sentido específico, ou seja, palavras cujos significados são hierarquicamente mais específicos do que de outras.
Exemplos:
Animal (hiperônimo) ➔ Cavalo, gato, lebre (hipônimos)
Fruta (hiperônimo) ➔ Abacaxi, mamão, laranja (hipônimos)
Cor (hiperônimo) ➔ Amarelo, vermelho, azul (hipônimos)
Comida (hiperônimo) ➔ Macarrão, salada, arroz (hipônimos)
Uso de expressões cotidianas
Ainda não chegamos nas questões de semântica para concurso, mas estamos quase lá! Antes, é importante explicar o uso das seguintes expressões cotidianas.
Uso de “por que”, “por quê”, “porque” e “porquê”
Em termos gerais, podemos afirmar que “por que”, separado sem acento, é empregado em frases interrogativas, diretas ou indiretas (com ou sem ponto de interrogação), ou quando equivale a “pelo qual” ou “pela qual” (nesse caso, é um pronome relativo).
Se essa expressão for utilizada no final de um período, com ênfase tônica, será separada e acentuada (“por quê”).
O uso de “porque”, junto e sem acento, ocorre quando este introduz uma explicação ou causa da oração anterior (= conjunção explicativa ou causal).
Por outro lado, “porquê”, junto e com acento, é um substantivo e é acompanhado de determinante (antes de artigo ou outro determinante).
Exemplos:
“Por que chegas sempre atrasado?”
“Não quero perder a hora. Sabes por quê?”
“Faltei porque estava no médico.”
“Não entendi o porquê de tua pergunta?”
Uso de “há” e “a”
Utilizamos “há” quando se refere a um tempo passado ou para expressar existência. Já a preposição “a” é usada para indicar distância ou futuro.
Exemplos:
“Não o via há três semanas.””Chegarei daqui a três semanas.”
Uso de “acerca de” e “há cerca de”
A expressão “acerca de” tem o mesmo significado de “a respeito de” ou “sobre”. “Há cerca de” indica um período decorrido, enquanto “cerca de” equivale a aproximadamente.
Exemplos:
“Conversávamos acerca de política.”
“Há cerca de dez idosos na fila.”
Uso de “senão” e “se não”
Utilizamos “senão” como conjunção alternativa ou adversativa e também como sinônimo de “exceto”. “Se não” é uma conjunção condicional ou integrante, seguida por um advérbio de negação.
Exemplos:
“Se não houver taxa de serviço, comprarei os ingressos no site.”
“Entregue a encomenda no prazo, senão cancelo o pedido.”
Uso de “ao encontro dos” e “de encontro aos”
A expressão “ao encontro de” significa a favor de, na direção de. Já “de encontro a” indica contrariedade ou oposição.
Exemplos:
“Assim que chegou, foi ao encontro de Paula.”
“Sua atitude está indo de encontro aos nossos interesses.”
Questões de semântica para concurso (com gabarito)

A teoria está concluída. Agora, vamos abordar as questões de semântica para concurso das principais bancas?
Aproveite cada opção disponível e, para uma melhor compreensão do conteúdo, procure compreender a regra de semântica cobrada nas questões, considerando o perfil da instituição responsável pela avaliação.
Se você deseja se preparar com mais questões de Língua Portuguesa para concursos públicos, confira outro artigo clicando aqui.
Questão da FGV
FGV – SME – Professor Ensino Fundamental e Médio – Área Língua Portuguesa – 2023
Um dos problemas mais comuns da escrita é a troca entre parônimos. Assinale a opção em que isso ocorre com a palavra destacada.
(A) A sobremesa estava boa, mas a calda poderia estar um pouco menos doce.
(B) Os deputados, reunidos extraordinariamente na Câmara, decidiram não apreciar o projeto.
(C) Todos os recrutas fizeram a marcha em movimento acelerado.
(D) O Prefeito decidiu deferir a solicitação dos moradores.
(E) Naquela conjetura socialmente problemática, o melhor era evitar o combate.
Gabarito: Verifique as respostas corretas ao final das questões.
Comentários: Na alternativa E, com base no sentido, a palavra correta seria “conjuntura” (situação, circunstância), em vez de “conjetura” ou “conjectura” (julgamento, dedução).
Quanto às outras opções, tudo está correto. Na alternativa A, “calda” refere-se a um líquido usado na culinária, enquanto “cauda” é um apêndice ou rabo de animais.
Na alternativa B, “Câmara” é um recinto onde ocorrem reuniões, especialmente as relacionadas a funções legislativas ou judiciais.
Na alternativa C, “acelerado” significa tornado mais intenso ou rápido. Na alternativa D, “deferir” significa atender a um pedido ou concordar, enquanto “diferir” equivale a adiar ou estar em desacordo.
Questão da Cebraspe
CESPE / CEBRASPE – PG-DF – Técnico Jurídico – Apoio Administrativo – 2021
Caso a expressão “21 anos atrás” fosse substituída por “a 21 anos”, a correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos.
Certo
Errado
Gabarito: Verifique as respostas corretas ao final das questões.
Comentários: Na frase extraída do texto, a palavra “atrás” indica um período já transcorrido. Para uma substituição adequada, seria correto utilizar “há 21 anos”, já que o verbo “haver” indica, nesse caso, tempo passado.
A preposição “a” é utilizada para indicar tempo futuro. Portanto, o item está errado.
Questão da FCC
FCC – TRT 22 – Analista Judiciário – Área Administrativa – Especialidade: Contabilidade – 2022
“Quiçá seja esta atitude uma razão por que um dos mais enigmáticos fenômenos de nossa vida, os nossos sonhos, dê margem a pouco espanto e suscite tão poucas perguntas”.
A frase que apresenta a mesma justificativa para o emprego de “por que” no trecho acima é:
(A) Quero saber por que ele não veio ontem.
(B) Por que você não vai de transporte público?
(C) O caminho por que andas é perigoso.
(D) Bem sabe por que motivos não compareci.
(E) Anseio por que venha à nossa festa
Gabarito: Verifique as respostas corretas ao final das questões.
Comentários: No trecho apresentado, a expressão “por que” possui o mesmo significado que “pela qual” (uma razão pela qual). Portanto, deve ser escrita separadamente. Das opções fornecidas, a letra C transmite esse mesmo sentido (o caminho pelo qual você anda).
Nas opções A, B e D, as frases são interrogativas (advérbios interrogativos). Na opção E, temos termos diferentes: a preposição “por”, exigida pelo verbo “ansiar”, e o conectivo “que”, que inicia uma nova oração.
Questão da Vunesp
VUNESP – IPREMM – SP – Médico Perito – 2019
Texto
Membro da equipe curatorial do Brooklyn Museum desde 1998, Edward Bleiberg é especialista em arqueologia e em arte egípcias. Ele é o autor de uma pesquisa que busca compreender por que as estátuas egípcias têm não só o nariz quebrado, mas outras partes do corpo, como as mãos.
A exemplo do que acontece nesse parágrafo, a expressão por que foi usada conforme a norma-padrão na frase:
(A) Muitos que olham para as estátuas egípcias hoje não entendem o por que de elas não terem nariz.
(B) Por que muitas deidades tinham a função de transmitir oferendas com a mão esquerda, essa era a mão vandalizada.
(C) Partes da estátua eram quebradas, por que assim a força da imagem supostamente seria desativada.
(D) A explicação do por que de apenas algumas partes estarem danificadas não estava apenas no fator tempo.
(E) Não se sabia por que certas partes em baixo-relevo das estátuas também estavam danificadas.
Gabarito: Verifique as respostas corretas ao final das questões.
Comentários: Na opção E, a frase é uma interrogativa indireta. Nesse caso, a expressão “por que”, seja no início ou no meio do período, deve ser escrita separadamente, sem acento.
Veja os “porquês” e suas respectivas classes gramaticais que deveriam ser usadas nas demais alternativas:
A) porquê (substantivo)
B) porque (conjunção – frase invertida)
C) porque (conjunção)
D) porquê (substantivo)
Questão da Consulplan
INSTITUTO CONSULPLAN – TJM-MG – Analista Judiciário – Analista Judiciário – 2021
Algumas formas verbais do verbo “haver” são parônimas de formas verbais de outros verbos, como “houve” e “ouve”. A ortografia de algumas palavras pode gerar dúvida em razão do expresso anteriormente. Assinale, a seguir, o livre comentário relacionado à temática textual em que há plena correção linguística.
(A) O eminente poeta afirmou que a simplicidade da vida deve ser valorizada por cada um de nós.
(B) Para acender na vida, é preciso não só muito trabalho e dedicação, mas também companheirismo.
(C) Muitas vezes o homem passa pelo outro com tanto desprezo que o seu semelhante passa a ser alguém desapercebido.
(D) A vivência humana requer o exercício da solidariedade para que aja o alcance dos objetivos estabelecidos para o coletivo.
Gabarito: Verifique as respostas corretas ao final das questões.
Comentários: A palavra “eminente” significa “ilustre” ou “respeitado”, enquanto “iminente” indica algo que está prestes a ocorrer. Com base no sentido da frase nesta opção, o uso correto seria “eminente”.
Na opção B, seria adequado utilizar “ascender”, no sentido de “elevar” ou “subir”, enquanto “acender” significa “iluminar” ou “atear fogo”.
Na opção C, o termo adequado seria “despercebido” (sem ser notado), enquanto “desapercebido” corresponde a “desprevenido”. Na opção D, o sentido requer “haja”, do verbo “haver”, e não “aja”, do verbo “agir”.
Questão do IBADE
IBADE – SES-MG – D01 – Área de Direito – Tarde – 2022
A alternativa que contém INADEQUAÇÃO quanto ao emprego de homônimos ou de parônimos é:
(A) Cidadãos iminentes passaram por aquela tribuna.
(B) Organizaram uma festa beneficente em prol dos mais vulneráveis.
(C) O paço episcopal fica no centro daquela cidade interiorana.
(D) Receba o preito de nossa admiração pelo seu sucesso.
(E) O tráfico de escravos denegriu a história brasileira.
Gabarito: Verifique as respostas corretas ao final das questões.
Comentários: Na alternativa A, o termo correto seria “eminentes” (respeitado, ilustre), e não “iminente” (prestes a ocorrer).
Nas outras opções, está tudo correto. “Beneficente” significa “que traz benefício” ou “que faz caridade”.
“Paço” refere-se a “palácio real” ou “sede de um governo”; “passo” está relacionado ao verbo “passar”.
“Preito” se refere a “uma homenagem”; “pleito” significa “eleição”, “votação” ou “disputa”.
“Tráfico” é uma atividade ou negócio ilegal. Já o termo “tráfego” está relacionado à “circulação de veículos”.
Gabaritos
Questão da FGV: Letra E
Questão da Cebraspe: Errado
Questão da FCC: Letra C
Questão da Vunesp: Letra E
Questão da Consulplan: Letra A
Questão do IBADE: Letra A
Dicas para encontrar mais questões de semântica

Como foi possível notar, as questões de semântica em concurso, assim como diversos outros tópicos da gramática da Língua Portuguesa, são frequentemente abordadas pelas bancas examinadoras.
Isso apenas ressalta a importância e a relevância da língua materna nas provas de concurso, que sempre incluem questões do tema e exigem que os candidatos se preparem de forma adequada
Caso você esteja interessado em ter acesso a mais questões de semântica e outros assuntos cobrados em concursos públicos, é altamente recomendado investir em livros de qualidade desde já!

Conclusão
Gostou das questões de semântica para concurso que selecionamos especialmente para você? Temos certeza de que, com essas dicas e exemplos, você conseguirá estudar de forma ainda mais eficiente!
Lembre-se de que a prática regular, preferencialmente resolvendo questões de provas anteriores, é fundamental para consolidar o conhecimento e alcançar um melhor desempenho.
E não para por aí! É importante que o candidato identifique seus pontos fortes e fracos, a fim de dedicar mais tempo aos estudos nas áreas que ainda geram dúvidas.
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Para mais dicas e informações, visite o blog da Adriana Figueiredo, clicando aqui.