Você já parou para analisar a riqueza da nossa língua portuguesa? Ela é repleta de elementos que facilitam muito a comunicação e a construção de um bom texto. E parte dessa riqueza é expressada na diversidade de tipos textuais e gêneros textuais.
Na hora de prestar um concurso, saber as diferenças entre esses conceitos da língua portuguesa pode fazer total diferença no seu desempenho. Entre as definições que mais causam confusão entre os concurseiros está o assunto do artigo de hoje.
Caso você também não saiba a diferença entre tipos textuais e gêneros textuais ou tenha dúvida em algum destes tópicos, leia este artigo até o final que nele vamos te contar definições, exemplos e questões de concursos.
O que são tipos textuais e gêneros textuais?
Você sabe o que são tipos textuais e gêneros textuais? Será que eles são a mesma coisa, com nomes diferentes na língua portuguesa? Spoiler: eles não são nada iguais.
Os tipos textuais são classificados de acordo com sua estrutura, seu objetivo e sua finalidade. Isto é, são caracterizados por suas propriedades linguísticas, levando em consideração as relações lógicas, tempos verbais, construções frasais e até mesmo o vocabulário.
Sendo assim, os tipos textuais são classificados em cinco – texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo. A construção de um bom texto pode fazer uso de mais de um tipo textual.
Já os gêneros textuais desempenham uma função comunicativa, de caráter verbal e não verbal, a fim de que cada texto apresente suas próprias características, estrutura e objetivo específico.
Logo, para que o indivíduo possa se comunicar de forma eficiente, principalmente nas práticas sociais, é preciso que ele conheça o básico dos gêneros textuais, para que possa interagir com o outro de maneira funcional.
Para ficar por dentro e ir a fundo nas diferenças dos termos, temos um artigo completo sobre o assunto, basta clicar aqui e boa leitura.
Tipos textuais: revisão
Você já consegue compreender o que são os tipos textuais, sua aplicação na hora da construção do texto e como ele é primordial na hora de realizar aquela prova do concurso, não é?
E, se você prestou bem atenção, sabe que os tipos textuais são classificados em 5 tipos… É hora de recapitular e revisar quais são e as principais diferenças entre eles.
1. Narrativo
Esse tipo de texto tem como marca fundamental a existência de um enredo. Ou seja, se faz necessária a presença de ações, de personagens, em que tudo isso é marcado pelo tempo e também pelo espaço.
Logo, os textos narrativos incluem os contos, as fábulas, romances, crônicas, novelas e tudo aquilo que pode contar uma história com começo, meio e fim.
2. Dissertativo/ Argumentativo
Já este tipo de texto é caracterizado por, como o próprio nome já traz, uma argumentação coesa, coerente e lógica sobre um tema específico.
Esse é bem conhecido, pois é utilizado com frequência em textos acadêmicos, redações de vestibulares e nas escolas de nível fundamental e médio.
3. Expositivo
O tipo textual expositivo é o tipo de texto que informa o leitor. Ou seja, expõem-se alguns fatos com o objetivo de repassar o conhecimento, quase que de forma imparcial. Por isso, é muito encontrado em artigos científicos, livros didáticos e outros.
4. Descritivo
Esse tipo textual é o responsável por descrever as características materiais e imateriais de objetos, como, por exemplo, uma paisagem, uma sensação, um produto físico ou digital, um tipo de serviço…
Dar detalhes faz com que as pessoas consigam visualizar melhor o que se está querendo passar.
5. Injunção
Por fim, o tipo textual injuntivo. Esse tem como principal intuito instruir o leitor, logo, está presente em receitas culinárias, leis, instrução.
Quer fixar ainda mais o assunto resolvendo questões recentes de concurso público? Veja este vídeo quando acabar a leitura do artigo.
Gêneros textuais: revisão
Revisão sobre os tipos textuais: check. Agora é a vez de recapitular um pouco sobre os gêneros textuais, aqueles que são usados para transmitir mensagens.
Você está lembrado de que existem muitos gêneros textuais, no entanto, neste resumo de revisão, ressaltaremos os cinco principais. Acompanhe um pouco da teoria, de forma mais resumida:
1. Gêneros textuais narrativos
São conhecidos por contar uma história – seja ela real ou fictícia. Sendo assim, a estrutura deste texto precisa ser dividida em 4 momentos: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho… O conhecido começo, meio e fim.
Os principais exemplos de gêneros textuais narrativos são o romance, conto de fada, fábula, biografia, crônica, novela, anedota, entre outros. Tudo que conta uma história, com um enredo amarrado, pode ser considerado um texto narrativo.
2. Gêneros textuais argumentativos
Já este tipo é conhecido por defender um ponto de vista, sobre um determinado assunto. Logo, o autor do texto traz a sua visão, o seu ponto de vista e tenta convencer quem lê de que aquele é o “lado correto da história”.
Sendo assim, esse gênero textual está presente em resenhas, artigos de opinião, ensaio, monografia, dissertação de mestrado e doutorado, além do jornalístico.
3. Gêneros textuais expositivos
Esse é o gênero textual em que se apresentam informações sobre um assunto determinado, muito presente em seminários, palestras, entrevistas e até mesmo trabalhos acadêmicos.
4. Gêneros textuais descritivos
Como o próprio nome já traz, os textos descritivos são para descrever pessoas, objetos, lugares e tudo que pode ser descrito. Sendo assim, os textos deste gênero são repletos de adjetivos, a fim de caracterizar bem para que o leitor consiga criar imagens a partir do texto.
Por isso, diários, relatos de viagens, notícias, lista de compras e etc., fazem parte deste item.
5. Gêneros textuais de texto injuntivo
Por fim, o gênero textual do texto injuntivo. Neste caso, ele indica uma ordem para que o emissor oriente e persuada o receptor.
Sendo assim, este tipo de texto geralmente vem acompanhado de verbos no imperativo, como as bulas de remédio, propagandas, regulamento e as receitas culinárias.
Questões de tipos textuais e gêneros textuais
Agora nós vamos te mostrar dois exemplos de questões que vão elucidar a diferença entre tipos textuais e gêneros textuais, a fim de que você compreenda, agora na prática, como estes conceitos podem ser aplicados nas provas de concurso.
Vamos lá aprender um pouco mais?
Questão 1
Mas nesse ínterim chegava suado, gordo e ofegante ao recinto uma personagem bastante próxima da realidade… Vinha imbuído de formalismo, dignidade e prerrogativas do seu cargo, além de premido pelo medo de perdê-lo.
Comentários: Embora esse texto inicie-se por passagem narrativa (mas nesse ínterim, chegava…), o que indica que ele se origina de uma narração, o que se observa neste caso é ênfase à descrição.
O objetivo do autor do texto é o de qualificar um personagem, por meio de grande quantidade de substantivos e adjetivos (suado, gordo e ofegante, …, imbuído de formalismo, dignidade e prerrogativas).
Gabarito: texto descritivo, com aspectos narrativos.
Questão 2
O farol dos automóveis apagava nas águas da Lagoa o reflexo das últimas estrelas. Um casal abraçava-se debaixo de uma amendoeira. Sentia-se só. A vida era para os outros.
Comentários: Ações que ocorrem ao mesmo tempo (o farol dos automóveis apagava/um casal abraçava-se/sentia-se só). Impressões do autor em relação a uma paisagem – a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Gabarito: texto descritivo.
Questão 3
Eu olhava para a janela e tinha a impressão de que jamais na vida chegaríamos a Nhuporã. Que pedaço brabo. O camaleão se esfregava no chassi e o pai praguejava.
Comentários: Presença de ações que ocorrem ao mesmo tempo (eu olhava para a janela/o camaleão se esfregava/o pai praguejava), o que se destaca é a intenção do autor de caracterizar uma paisagem.
Destaque à frase nominal – Que pedaço brabo – que acaba por enfatizar ainda mais a descrição.
Gabarito: texto descritivo.
Como se aprofundar em tipos textuais e gêneros textuais para gabaritar na prova?
O estudo precisa ser segmentado e focado, para que você consiga dominar os conceitos dos tipos textuais e gêneros textuais é preciso ler mais conteúdos deste tipo.
Na Gramática Comentada, você encontra um capítulo completo sobre Tipologia textual e poderá fixar o conteúdo com outros exemplos de tipos textuais e gêneros textuais. Acesse aqui e veja mais!
Conclusão
Os conceitos podem ser semelhantes e podem confundir, mas são bem diferentes, com aplicações diferentes. Faça o intensivo e o curso focado em gramática para obter os melhores resultados.
Para mais dicas e informações valiosas que o ajudarão a trilhar o caminho rumo à sua aprovação, confira o blog completo da professora Adriana Figueiredo, clicando aqui.