Não é exagero dizer que dominar o valor semântico das conjunções é fundamental para garantir a preparação adequada para uma parte significativa de sua prova de português.
Afinal, toda questão do assunto exige que o candidato seja capaz de identificar os tipos de conjunções, bem como as ideias que elas indicam nas frases. E tudo começa pela identificação dos valores semânticos.
E são muitas possibilidades de classificação. Por exemplo, você sabia que a conjunção “porque”, que você conhecia como causal ou explicativa, pode ser também final? Pois é!
Por isso, sabendo da crescente incidência de questões relacionadas a este tópico nas provas, vamos destacar aquelas que, estatisticamente, têm maior presença nos editais de diversas bancas.
Todos prontos? Vamos começar!
Como e por que estudar o valor semântico das conjunções?
“Por que estudar o valor semântico das conjunções?”, você deve estar se perguntando. Veja as seguintes aplicações do assunto em provas de concurso público e tire suas conclusões:
Para enfrentar questões de reescritura, em que se retira um trecho de um texto, com determinada conjunção em destaque, o aluno precisará julgar que outras conjunções seriam capazes de substituí-la, mantendo-se o sentido original da frase.
Há também as questões que retiram um trecho do texto e pedem que você classifique a conjunção destacada ou, simplesmente, indique o valor semântico que ela representa.
Entendeu como o valor semântico das conjunções pode vir em sua prova? Captou a importância de dominar o assunto? Temos certeza que SIM e, ao longo desta leitura, tudo ficará mais claro!
Só que, antes de seguirmos com a classificação e exercícios, uma pausa para uma boa sistematização de estudos. Sabemos que estudar as conjunções é tarefa que compreende as seguintes etapas:
• Entender o valor semântico que cada conjunção expressa: saber o que é adição, alternância, adversidade etc.
• Sistematizar as conjunções que podem apresentar mais de uma ideia. A conjunção alternativa, por exemplo, não indica só alternância, pode indicar também escolha ou exclusão.
• Memorizar uma lista básica de conjunções para cada grupo (aditivas, explicativas…).
• Apresentar as conjunções que podem aparecer em mais de uma lista. A conjunção e, por exemplo, pode ser aditiva, adversativa ou conclusiva. Sistematizar essas conjunções poupará ao aluno tempo de raciocínio para resolução da questão.
• Treinar, treinar e treinar.
Para além das conjunções, o concurseiro que busca bons resultados na prova precisa conhecer outros tipos de classes gramaticais. Encontre as classificações e exemplos neste artigo.
Anotou? Sigamos com a leitura…
Valor semântico das principais conjunções
Com base no que foi discutido até agora, você já compreendeu como as conjunções são frequentemente abordadas nas provas de concursos públicos.
Nesse sentido, acreditamos que seria proveitoso organizar sistematicamente aquelas que aparecem em várias listas, para que você tenha um conhecimento completo de seus usos. Isso tornará seu processo de estudo mais eficaz.
Vamos começar?
Valor semântico do E
A conjunção “e” pode indicar as seguintes ideias:
Ele trabalha e estuda. (aditiva)
Estudou, e não passou. (= mas: adversativa)
Estudou, e passou em 1º lugar. (= logo: conclusiva)
Valor semântico do POIS
Quando inicia a oração pode ser causal ou explicativa. Se deslocada, será sempre conclusiva.
Estude bastante, pois tudo correrá bem. (explicativa)
Ele passou em 1º lugar, pois muito se esforçou. (causal)
Ele muito se esforçou; passou, pois, em 1º lugar. (conclusiva)
Valor semântico do OU
Como conjunção alternativa, pode excluir ou retificar. Pode ser também conjunção aditiva.
João ou José casará com Maria. (um ou outro; alternativa com valor de exclusão)
O professor ou os professores dirigiram-se ao departamento. (“os professores” corrige a informação anterior; alternativa com valor de retificação)
O fumo ou a bebida fazem mal à saúde. (= e: aditiva)
Valor semântico do DESDE QUE
A conjunção “desde que” pode expressar as seguintes ideias:
Desde que acordou, não parou de estudar. (= desde que: temporal)
Desde que se esforce, tudo correrá bem. (= caso: condicional)
Valor semântico do QUE
A conjunção “que” pode expressar as seguintes noções:
Fala, que fala, que fala, que fala. (= e: aditiva)
Entre, que estamos atrasados. (= pois: explicativa)
Sei que serei aprovado. (Sei isto: integrante)
Choveu, que o dia foi muito quente. (= porque; causal)
O dia foi tão quente, que choveu. (que antecedido de tão: consecutiva)
Que ele insistisse, eu não iria à festa. (= embora: concessiva)
Esforce-se que tudo corra bem. (= para que: final)
Valor semântico do SE
A conjunção “se” pode expressar as seguintes concepções:
Não sei se ele foi aprovado. (Não sei isto: integrante)
Se ele foi aprovado, não sei. (Não sei isto: só houve mudança da ordem da frase: integrante)
Se ele for aprovado, seus pais ficarão contentes. (= caso ele seja: condicional)
Se vocês já estão aqui, então, vamos começar a reunião. (= já que: causal)
Se eles eram felizes, não demonstravam contentamento. (= embora: concessiva)
Além do valor semântico retratado aqui, a palavra SE possui alguns valores morfológicos que são bastante cobrados em provas de concursos. Saiba mais neste vídeo!
Valor semântico do COMO
A conjunção “como” pode denotar as seguintes ideias:
Ele fala como o irmão. (= do mesmo modo que: comparativa)
Como morava perto do amigo, resolveu visitá-lo. (= já que: causal)
Viajaremos como combinamos. (= conforme: conformativa)
Exercícios de fixação com gabarito
É o momento de colocar em prática o que aprendemos!
Nos exercícios a seguir, será necessário identificar o valor semântico expresso por cada conjunção em cada frase. Para tanto, seguiremos o formato que é usado frequentemente em provas de concursos públicos. Vamos em frente!
Valor semântico das conjunções – Exercício 1
Classifique as conjunções coordenativas seguindo este código.
(1) aditiva
(2) adversativa
(3) alternativa
(4) conclusiva
(5) explicativa
1. ( ) Foi transferido, logo não nos veremos com muita frequência.
2. ( ) Agora verificamos um trabalho mais efetivo com a palavra não apenas como meta para o desenvolvimento, mas como um trabalho de resgate do próprio homem.
3. ( ) Podem me acusar, pois estou com a consciência tranquila.
4. ( ) “Esforço-me para aproximá-lo de Jesus, no entanto o senhor acerca-se do Papa.”
5. ( ) O atleta teve um ótimo desempenho e não conseguiu vencer a prova.
6. ( ) O futebol já é o quarto maior mercado de capitais do mundo, todavia só agora a Receita começa a prestar atenção nos jogadores.
7. ( ) “Tente não se tornar um homem de sucesso, e sim um homem de valores.”
8. ( ) Eles merecem perdão ou reparação total?
9. ( ) Sente aqui, que precisamos conversar.
10. ( ) “A água lhe bate nos olhos. Percebe, entretanto, que a água o está levando para o lado das pedras.”
Valor semântico das conjunções – Exercício 2
Classifique as conjunções ou locuções subordinativas destacadas usando este código.
(1) causal
(2) concessiva
(3) condicional
(4) conformativa
(5) final
(6) proporcional
(7) temporal
(8) comparativa
(9) consecutiva
(10) integrante
1. ( ) A crise mostra que o Brasil progride enquanto dorme.
2. ( ) Não sabia se voltaria para casa.
3. ( ) “Se você sentir saudade, por favor não dê na vista.”
4. ( ) “Como escreveu o divino Dante: ‘Percam todas as esperanças. Estamos todos no inferno’.”
5. ( ) Como estivesse doente faltei à escola.
6. ( ) Ainda que chova, sairei de casa.
7. ( ) Serás aprovado desde que estudes.
8. ( ) “Como nas novelas, vemos que o Brasil está se dividindo entre babacas e psicopatas.”
9. ( ) “A crise ensina que nossa política é tão medíocre, que nos últimos anos bastou a economia.”
10. ( ) “Quando terminei a inspeção do que estava feito, eu não me senti bem.”
11. ( ) “A roupa tinha certa decência, posto que não fosse absolutamente nova.”
12. ( ) “Escrevi este texto enquanto assistia à morte do papa na TV.”
13. ( ) Ao perceber o que tinham feito com seus livros, gritou que parecia um louco.
14. ( ) ( ) “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.”
15. ( ) “Conquanto os cavalos fossem a trote largo, longa pareceu a viagem ao doutor.”
Valor semântico das conjunções – Gabaritos
Exercício 1 – 1. (4); 2. (1); 3. (5); 4. (2); 5. (2); 6. (2); 7. (2); 8. (3); 9. (5); 10. (2).
Exercício 2 – 1. (10) (7); 2. (10); 3. (3); 4. (4); 5. (1); 6. (2); 7. (3); 8. (8); 9. (9); 10. (7); 11. (2); 12. (7); 13. (9); 14. (9) (10); 15. (2).
Como estudar o valor semântico das conjunções com questões das principais bancas?
Não cansamos de dizer: a Língua Portuguesa sempre estará presente nas principais provas de concursos. Por isso, aqueles candidatos que se dedicam ao estudo desta área obtêm uma vantagem distinta sobre a maioria dos concorrentes.
Provas elaboradas por instituições renomadas como o CEBRASPE, FCC, FGV e outras são conhecidas por apresentar questões detalhadas e abrangentes de português. O tema do valor semântico das conjunções é apenas um dos muitos tópicos que podem ser cobrados em sua prova.
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Conclusão
Agora que você compreende o valor semântico das conjunções e está ciente de como esse tópico é geralmente abordado nas principais provas, é hora de intensificar seus estudos em outros tópicos para obter um bom desempenho na disciplina de Língua Portuguesa.
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