As questões de português da FCC são uma valiosa fonte de material de estudo para quem vai encarar as provas da banca.
Amplamente reconhecida pelos concurseiros, a FCC vem despontando como uma das mais renomadas realizadoras de exames no Brasil, sendo responsável por processos seletivos para carreiras públicas de destaque.
Ainda assim, fazer uma prova da FCC não precisa ser uma tarefa insuperável. Por isso, a equipe Adriana Figueiredo preparou um material especial com questões da banca, visando ajudar você a se preparar para sua próxima prova.
Não deixe de conferir nosso artigo com questões resolvidas para esclarecer todas as suas dúvidas. Boa leitura!
Banca FCC: como funciona?
Muito conhecida por quem estuda para concursos de tribunais e da área fiscal, a FCC é uma das bancas de mais alto nível no Brasil.
Por isso, é importante entender o estilo das provas, a complexidade das questões e até mesmo o famoso sistema de “chutes” adotado pela Fundação Carlos Chagas.
Sobre a estrutura das questões, destacam-se as de múltipla escolha, que possuem cinco alternativas em cada uma (A, B, C, D e E), com apenas uma resposta correta.
Tomando como base as provas anteriores e como os temas são cobrados, percebe-se uma aplicação característica e um padrão a ser seguido. Muitas questões de português, por exemplo, trazem textos longos que focam em interpretação, pontuação e sintaxe.
O fato é que, independentemente da carreira ou instituição de interesse, o candidato que quer se destacar precisa treinar com questões de português da FCC, bem como adotar uma estrutura de preparo que envolva planejamento e organização.
Só assim será possível compreender quais temas são frequentemente cobrados e o nível de aprofundamento necessário em cada conteúdo.
Concursos realizados pela FCC
Como foi dito, a FCC (Fundação Carlos Chagas) é amplamente reconhecida como uma das organizadoras mais importantes do Brasil.
E os números só atestam esse fato: nos últimos anos, foram mais de 2 mil concursos realizados para diversas instituições.
Para provar que a atuação da FCC na organização de concursos públicos tem sido altamente reconhecida em todo o país, apresentamos alguns dos exames organizados pela banca:
- Secretaria de Fazenda de Pernambuco (SEFAZ PE)
- Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE GO)
- Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE MT)
- Polícia Militar do Estado da Bahia (PM BA)
- Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia (CBM BA)
- Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT RO/AC)
- Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT BA)
- Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT ES)
Método FCC: como funciona?
Assim como em outras bancas organizadoras de concursos públicos, existe um método próprio de elaboração das questões de português da FCC, com o propósito de avaliar com assertividade os candidatos que responderam às provas.
A FCC aplica questões no estilo múltipla escolha, como mencionamos. Até pouco tempo, era conhecida como uma banca previsível e rastreável. Inclusive, ficou conhecida como a banca do “Ctrl+C, Ctrl+V”, principalmente quando o assunto era jurisprudência.
Só que os tempos mudaram! Nas últimas provas, observou-se o aumento no nível de dificuldade das questões, o que causou a desclassificação dos concurseiros menos preparados.
Em relação à contabilização da pontuação nas provas, a FCC usa o cálculo do desvio padrão em alguns editais. Essa técnica mede o nível de dificuldade da questão por meio do número de acertos/erros.
Se a maioria dos candidatos acerta a mesma questão, o desvio padrão desta será baixo, logo, será considerada de nível fácil, passando a valer menos pontos.
Banca FCC: Como funciona a prova de Língua Portuguesa?
As questões de português da FCC são compostas por enunciados extensos que dão ênfase à interpretação de texto, à pontuação e à sintaxe, além de uma cobrança gramatical mais avançada.
Outra característica comum é que elas exigem uma grande capacidade de interpretação, a fim de explorar a competência do candidato em compreender o que está escrito e refletir a partir daquilo que absorveu com a leitura.
Sem falar que, em alguns casos, as questões trazem enunciados que testam não apenas o conhecimento de determinado conteúdo, mas o domínio de palavras não tão usuais no contexto do concurseiro.
Por isso, invista na leitura diária de diferentes fontes e amplie o seu vocabulário. Quer um bom exemplo de livro que, além de aumentar seu repertório linguístico, ainda ensina tudo sobre a gramática exigida pelos editais?
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Português da FCC: estude com questões
Desvendar o estilo da banca por meio de questões de português da FCC pode ser um desafio para os candidatos que, muitas vezes, têm dificuldade em encontrar material de qualidade para complementar seus estudos.
Isso se deve, em parte, à limitação do acesso às provas da FCC, que só podem ser visualizadas pelos candidatos que as realizaram e exigem a informação do número do caderno. Essa restrição leva a uma escassez de questões disponíveis para estudo.
Para ajudá-lo, apresentamos a seguir vários exemplos de questões cobradas em exames anteriores da FCC. Dessa forma, você pode ter uma ideia de como será o grande dia do exame.
Provas anteriores: modelos de questões da FCC
Que tal partirmos para as questões de português da FCC? Selecionei materiais de concursos anteriores, todos acompanhados de gabarito e comentários.
A ordem em que aparece cada questão foi definida conforme a frequência dos assuntos nas últimas provas, com os temas mais comuns aparecendo primeiro e os menos recorrentes, por último.
Aproveite os tópicos abaixo para treinar seu conhecimento, revisar e consolidar a teoria.
Questões de português da FCC: Gramática e Interpretação de Textos
(FCC/CADEP) Na frase “mudamos de vontade como muda de cor o camaleão”, o autor:
a) estabelece uma comparação entre seres, sendo a volubilidade o termo comum.
b) se vale de duas formas do mesmo verbo para estabelecer uma oposição de sentido entre as ações representadas.
c) estabelece uma relação de causa e efeito entre duas ações.
d) emprega as palavras vontade e cor de modo estranho ao seu sentido literal.
e) emprega a palavra como para acentuar a ideia de uma proporção.
Comentários: Na frase retirada do texto, temos o conectivo como para estabelecer uma relação de comparação (“mudamos de vontade como o camaleão muda de cor”, ou seja, compara-se a mudança da nossa vontade com a mudança de cor do camaleão).
Observe que, em quatro opções, a linguagem usada é a seguinte: comparação na letra A, oposição na B, causa e efeito na C e proporção na E.
A letra D fala dos valores semânticos (sentido) das palavras vontade e cor de forma errada, pois os sentidos não são estranhos ao que representam esses vocábulos.
Gabarito: letra A.
Questões de português da FCC: Classes de Palavras
(FCC – PREFEITURA DE RECIFE – ASSISTENTE DE GESTÃO PÚBLICA – 2019)
Considerando a função que exercem no contexto, pode-se afirmar que pertencem à mesma classe de palavras ambos os vocábulos sublinhados em:
a) Mais da metade dos seres humanos hoje vivem em cidades, e esse número deve aumentar para 70% até 2050.
b) Em termos econômicos, os resultados da urbanização foram notáveis.
c) Padrões insustentáveis de consumo, degradação ambiental e desigualdade persistente são alguns dos problemas das cidades modernas.
d) Preferem discorrer sobre como as cidades vão se adaptar à era da digitalização…
e) Além disso, a tecnologia vai permitir uma melhora na governança.
Comentários: Na letra A, as palavras sublinhadas são adjetivo e substantivo, respectivamente.
Na letra C, as palavras sublinhadas são substantivo e adjetivo, respectivamente.
Na letra D, as palavras sublinhadas são verbo e substantivo, respectivamente.
Na letra E, as palavras sublinhadas são advérbio e artigo, respectivamente.
Gabarito: letra B.
Questões de português da FCC: Reescritura de Frases
(FCC/TRF – 2ª Região – Aux. Adm.)
… os alimentos orgânicos, que ignoram os pesticidas e fertilizantes químicos em nome de integrar a lavoura à natureza. O segmento grifado está reescrito com outras palavras e sem alteração do sentido original em:
a) de modo que as plantações estejam bem cuidadas.
b) com escolha de terras naturalmente férteis para a lavoura.
c) sem que se cultivem alguns produtos com adubos naturais.
d) visto que os produtos tóxicos podem surgir no ambiente natural.
e) para que se façam plantações com respeito e proteção ao meio ambiente.
Comentários: Esta é a típica questão que valoriza a ideia e não a memorização dos conectivos. Devemos entender dessa afirmação que os alimentos orgânicos que não contêm pesticidas e fertilizantes químicos integram a lavoura à natureza, ou seja, fazem isso para integrar a lavoura à natureza.
Na letra A, de modo que é consecutivo. Na B, a preposição com levaria à ideia de causa.
Na letra C, sem que é condicional. Na D, visto que é causal. Na letra E, para que é uma locução conjuntiva que estabelece ideia de finalidade.
Gabarito: letra E.
Questões de português da FCC: Concordância Verbal
(FCC) Na passagem “A maioria dos profissionais já viveu uma sensação de impasse na carreira”, a concordância verbal está de acordo com a norma culta. Assinale a opção cuja concordância verbal está, segundo essa mesma norma, correta.
a) Sempre houveram impasses na sua vida profissional.
b) A reparação dos erros cometidos são possíveis.
c) Investiga-se, nesse momento, as falhas ocorridas.
d) Faz alguns meses que iniciamos o trabalho.
e) Soou oito horas no relógio da sala.
Comentários: Nesta questão, vale a pena explicar a frase retirada do texto “A maioria dos profissionais já viveu…”.
Na teoria, os chamados coletivos partitivos (a maioria de, grande parte de…) e as porcentagens (um por cento de, trinta por cento de…) seguem o mesmo padrão: o verbo pode concordar com o núcleo (maioria, parte; um, trinta) ou com o termo que se segue.
Portanto, nessa frase, além de “viveu” – concordando com o núcleo “maioria” – poderia vir “viveram” – concordando com “profissionais”.
As letras A e D trazem verbos impessoais (haver = existir; fazer = tempo passado), não podendo, por isso, se flexionar.
Logo, a letra A está errada e a D correta. Na letra B, o núcleo do sujeito é “reparação”, singular (“A reparação… é possível”). Na C, “as falhas são investigadas” (“Investigam-se as falhas”). Na letra E, o sujeito é o número de horas (“Oito horas soaram no relógio”).
Gabarito: letra D.
Quer aprender mais? Confira outras questões de Concordância Verbal clicando aqui.
Questões de português da FCC: Pontuação
(FCC/TC-PB) Está inteiramente correta a pontuação do seguinte período:
a) Toda vez que é pronunciada, a palavra progresso, parece abrir a porta para um mundo, mágico de prosperidade garantida.
b) Por mínimas que pareçam, há providências inadiáveis, ações aparentemente irrisórias, cuja execução cotidiana é, no entanto, importantíssima.
c) O prestígio da palavra progresso, deve-se em grande parte ao modo irrefletido, com que usamos e abusamos, dessa palavrinha mágica.
d) Ainda que traga muitos benefícios, a construção de enormes represas, costuma trazer também uma série de consequências ambientais que, nem sempre, foram avaliadas.
e) Não há dúvida, de que o autor do texto aderiu a teses ambientalistas segundo as quais, o conceito de progresso está sujeito a uma permanente avaliação.
Comentários: Na letra A, a primeira vírgula está correta: ela se justifica por isolar uma oração adverbial temporal (Toda vez que é pronunciada) antecipada. Já a segunda vírgula está errada: ela separa o sujeito (a palavra progresso) do verbo (parece abrir). Quanto à terceira vírgula, também se observa um erro: não se deveria separar um adjunto adnominal (mágico) do substantivo que ele restringe (mundo).
A letra B apresenta a primeira vírgula correta: oração adverbial concessiva antecipada (por mínimas que pareçam); uma segunda vírgula que se justifica por uma enumeração de termos (providências inadiáveis e ações aparentemente irrisórias); uma terceira vírgula que inicia uma oração explicativa (cuja execução cotidiana é… importantíssima) e duas outras vírgulas pelo motivo que acabamos de explicar: a conjunção adversativa, no entanto, veio deslocada e, por isso, entre vírgulas.
A letra C apresenta três vírgulas indevidamente utilizadas: a primeira separa o sujeito (o prestígio da palavra progresso) do verbo (deve-se). A segunda vírgula separa uma oração adjetiva restritiva (com que usamos e abusamos…) do seu substantivo antecedente (modo). Ora, você já viu que só a oração adjetiva explicativa é que deve vir isolada por vírgula. A terceira vírgula também está errada por separar o verbo (abusamos) do seu complemento (dessa palavrinha mágica).
Na letra D, a primeira vírgula foi devidamente utilizada: ela isola a oração adverbial concessiva antecipada (Ainda que traga muitos benefícios). Entretanto, a segunda vírgula está errada: ela separa sujeito (a construção de enormes represas) de verbo (costuma trazer). As duas últimas vírgulas estão corretas: elas isolam o adjunto adverbial deslocado (nem sempre).
Na letra E, já percebemos um erro na primeira vírgula: ela separa o substantivo dúvida do seu complemento nominal oracional (de que o autor do texto…). Ora, não se separam termos integrantes por vírgulas (verbo de objeto, nome de complemento, etc.). Observa-se outro erro na segunda vírgula: não faz sentido separar o pronome relativo as quais do restante da oração adjetiva.
Gabarito: letra B.
Questões de português da FCC: Coerência e Coesão
(FCC/TRF-SP) O emprego do elemento sublinhado compromete a coerência da frase:
a) Cada época tem os adolescentes que merece, pois estes são influenciados pelos valores socialmente dominantes.
b) Os jovens perderam a capacidade de sonhar alto, por conseguinte alguns ainda resistem ao pragmatismo moderno.
c) Nos tempos modernos, sonhar faz muita falta ao adolescente, bem como alimentar a confiança em sua própria capacidade criativa.
d) A menos que se mudem alguns paradigmas culturais, as gerações seguintes serão tão conformistas quanto a atual.
e) Há quem fique desanimado com os jovens de hoje, porquanto parece faltar-lhes a capacidade de sonhar mais alto.
Comentários: O enunciado busca a alternativa que apresente uma conjunção mal escolhida, ou seja, que não expresse a ideia que ela deveria indicar.
A alternativa B traz o conectivo por conseguinte, cuja ideia é de conclusão. No entanto, esse conectivo está introduzindo uma oposição: os jovens perderam a capacidade de sonhar alto, mas alguns ainda resistem ao pragmatismo moderno.
Assim, a conjunção que deveria unir essas duas orações deveria ser adversativa (mas, porém, contudo, todavia, etc.), e não conclusiva.
A letra A apresenta uma afirmativa seguida de sua explicação, confirmada pelo conectivo pois. A letra C apresenta duas informações que adicionam, o que se percebe pela conjunção aditiva “bem como”.
A letra D introduz uma condição para que a outra oração ocorra, o que estudaremos nas conjunções adverbiais condicionais. Finalmente, a letra E traz um porquanto, que estabelece uma explicação para a outra oração.
Gabarito: letra B.
Questões de português da FCC: Voz Passiva e Ativa
(FCC/TRF – 18ª Região) Não admite transposição para a voz passiva o seguinte segmento:
a) Resolvi bem esse problema (…).
b) É preciso, pois, desenvolver o ethos da nação (…).
c) Ele precisa valorizar essa convivência (…).
d) (…) está na ética uma garantia para um pleno convívio social.
e) (…) que as ações dos outros encontrem nele plena aprovação.
Comentários: Em todas as frases haverá um verbo com transitividade direta, exceto em uma. Na letra A, o verbo resolver é transitivo direto e vem seguido de seu objeto direto esse problema.
Na letra B, o verbo desenvolver é transitivo direto e vem seguido de seu objeto o ethos da nação, o mesmo ocorrendo com o valorizar na letra C, que tem como objeto direto essa convivência.
Quanto à letra D, procure organizá-la antes de analisar o verbo: “Uma garantia para um pleno convívio social está na ética”. O sujeito, aqui, é uma garantia para um pleno convívio social e o verbo estar é intransitivo e vem seguido de seu adjunto adverbial de lugar na ética.
Com a letra E, o perigo é o mesmo – é preciso colocá-la na ordem direta antes de analisar o verbo.
Teríamos, portanto: Que as ações dos outros encontrem plena aprovação nele. Veja se agora não ficou mais fácil: as ações dos outros é sujeito, o verbo encontrar é transitivo direto e indireto, plena aprovação é objeto direto e nele, objeto indireto. Ora, o único verbo que não admite transportação para a passiva é o estar, da letra D.
Gabarito: letra D.
Como ir bem na prova da FCC?
Assim como outras bancas, a FCC reconhece a importância e o peso da Língua Portuguesa nas provas – conteúdo que sempre faz parte dos exames elaborados por essa banca, e que exige preparação da parte dos candidatos.
Desse modo, se você quer saber como passar no concurso dos seus sonhos, a regra é básica: adote uma estrutura de preparo que envolva, entre outras coisas, muita prática com questões de português da FCC de provas anteriores.
Assim, você vai desvendar o estilo da banca e descobrir quais temas costumam ser cobrados, como as questões são estruturadas e o quanto é preciso se aprofundar em cada conteúdo.
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Conclusão
Agora, você já teve a oportunidade de conhecer diversos exemplos de questões de português da FCC e aprendeu como estudar para elas de maneira eficiente!
É importante lembrar que, para obter um melhor desempenho, a prática constante, preferencialmente com questões de provas anteriores, é o segredo para a fixação do conteúdo.
E, para se preparar de forma estratégica, não deixe de identificar seus pontos fortes e fracos e, em seguida, intensificar o estudo nas áreas que ainda geram insegurança.
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